Secularidade e sacralidade na criação musical contemporânea: tensões e transações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33586 |
Resumo: | Depois de um período em que a secularização, como modelo explicativo – linear e teleológico –afirmou-se hegemonicamente nas ciências sociais, tornou-se necessário encontrar outras vias de acesso aos lugares de reconfiguração do religioso, no contexto das múltiplas modernidades. Nesta situação, tornou-se decisivo reaproximar o olhar científico, em diferentes escalas, dos lugares em que estão a ser construídas novas relações entre a esfera do religioso e os outros mundos sociais, mediadas pelas deslocações do sagrado. O presente artigo explora o terreno da criação musical contemporânea como laboratório para a descoberta destas novas configurações. |
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Secularidade e sacralidade na criação musical contemporânea: tensões e transaçõesSecularity and sacredness in contemporary musical creation: tensions and transactionsSecularidadeSacralidadeMúsicaReligiãoSecularitySacrednessMusicReligionDepois de um período em que a secularização, como modelo explicativo – linear e teleológico –afirmou-se hegemonicamente nas ciências sociais, tornou-se necessário encontrar outras vias de acesso aos lugares de reconfiguração do religioso, no contexto das múltiplas modernidades. Nesta situação, tornou-se decisivo reaproximar o olhar científico, em diferentes escalas, dos lugares em que estão a ser construídas novas relações entre a esfera do religioso e os outros mundos sociais, mediadas pelas deslocações do sagrado. O presente artigo explora o terreno da criação musical contemporânea como laboratório para a descoberta destas novas configurações.After a period in which secularization was undertaken as a – linear and teleological – hegemonic explanatory model in the social sciences, it became necessary to find, in the context of multiple modernities, other ways of access to the places of religious’ reconfiguration. In this context, it became decisive to re-approximate, at different scales, the scientific lenses to the places in which the new relations between the religious sphere and the other social worlds are being built, through the mediation of the displacements of the sacred. This essay explores the domain of contemporary musical creation as a laboratory for the discovery of these new configurations.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Alfredo2021-06-11T13:11:10Z2017-10-172017-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33586por2175-798410.5007/2175-7984.2017v16n36p228info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:18.755443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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