O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32138 |
Resumo: | Impulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos. |
id |
RCAP_12237ee3983466601df9d04a6d40e4a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino BásicoInternet das CoisasInterdisciplinaridadeCurrículoCiências3.º ciclo do ensino básicoInternet of ThingsInterdisciplinarityCurriculumSciences3rd cycle basic educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoImpulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos.Driven by the technological innovations that emerge daily, society has become increasingly digital and interconnected, making everyday tasks easier, fasterand progressively more automatic.The Internet of Things (IoT) is based on a set of technologies that enable, from technological devices such as sensors, to connect objects to the Internet and collect data from the analog world in real time, allowing immediate action or storage for further analysis and control. These dynamic scenarios can contribute to the enrichment of learning.In this context, recognizing on the Internet of Things an added value in evolving teaching towards a model based on skills development, which requires the pupil to play a more active role, the school can take advantage of the possibilities it offers by making the classroom an “open” space where physical limitations are not relevant to the interpretation of the surroundings. Thus, it supports case-based active learning, Case-Based Learning (CBL), from the real world by exploring subjects that meet the interests and context of students and their community. To this end, the medium/object under study will be monitored and students can, after analyzing the dataintegrating multidisciplinary knowledge, act on the medium/object in the control of variables, in real time and with constant updating.As a result of the above, a mixed methodologywas used to study if the Internet of Things has effects on the organization of teaching, the achievement of learning and the promotion of interdisciplinary approaches in science in the 3rd cycle of basic education.For such, used as instruments for data collection, student surveys and focus group interviews with teachers, based on the TAM methodology and based on the work of the following researchers, student questionnaires on content and continuous observation of participants, recorded ina researcher’s diary.This made it possible to verify thatthe Internet of Things was accepted by students and teachers because they believe it provides active, interactive, motivating, student-centered learning in which they will have to apply their knowledge to solve real-world problems. It is also shown as a meaningful learning environment that develops analytical thinking and values different disciplinesbrings benefits to student development and leads to greater autonomy in the acquisition of knowledge.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasAndrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, Andreia Maria Beça2021-03-03T11:54:08Z2020-06-0920202020-06-09T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32138TID:101636873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:30:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:30:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
title |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico Magalhães, Andreia Maria Beça Internet das Coisas Interdisciplinaridade Currículo Ciências 3.º ciclo do ensino básico Internet of Things Interdisciplinarity Curriculum Sciences 3rd cycle basic education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico |
author |
Magalhães, Andreia Maria Beça |
author_facet |
Magalhães, Andreia Maria Beça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, José Joaquim Ferreira Matias Andrade, António Manuel Valente de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Andreia Maria Beça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet das Coisas Interdisciplinaridade Currículo Ciências 3.º ciclo do ensino básico Internet of Things Interdisciplinarity Curriculum Sciences 3rd cycle basic education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Internet das Coisas Interdisciplinaridade Currículo Ciências 3.º ciclo do ensino básico Internet of Things Interdisciplinarity Curriculum Sciences 3rd cycle basic education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Impulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 2020 2020-06-09T00:00:00Z 2021-03-03T11:54:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32138 TID:101636873 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32138 |
identifier_str_mv |
TID:101636873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546989706936320 |