Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simoes, Sofia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Paula, Amorim, Filipa
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.9/4017
Resumo: RESUMO: O presente estudo tem como objetivo determinar a Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa, ou seja, quantificar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) cuja origem está direta e indiretamente associada à atividade desenvolvida nesta instituição. A Pegada de Carbono representa o volume total de GEE gerado pelas atividades económicas e quotidianas do ser humano, sendo esse valor expresso em emissões de CO2 equivalentes (CO2e). O cálculo da Pegada de Carbono permite identificar as principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa e consequentemente adotar e implementar as medidas necessárias para a sua redução. Este indicador ambiental considera as emissões diretas e indiretas de compostos como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), os perfluorocarbonetos (PFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6) que são conjuntamente conhecidos como “F-gases” e, sobretudo, o mais abundante e que mais contribui para o aquecimento global desde 1990, o dióxido de carbono (CO2). Esta nota técnica encontra-se estruturada em 5 seções, além do presente enquadramento. É primeiramente apresentado o âmbito considerado para a estimativa da Pegada de Carbono, seguido dos resultados obtidos, algumas propostas para a sua redução e uma pequena síntese de iniciativas de compensação e/ou neutralização de emissões, bem como algumas estimativas de Pegada de Carbono / emissões de GEE de organizações governamentais/de Estado na Europa. Seguidamente sistematiza-se a metodologia utilizada e, por fim, apresentam-se as principais limitações.
id RCAP_122b457e315c0afe4fab57de70f51fe1
oai_identifier_str oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/4017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de BelémSustentabilidadeDescarbonizaçãoPalácio Nacional de BelémPortugalDesenvolvimento sustentávelRESUMO: O presente estudo tem como objetivo determinar a Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa, ou seja, quantificar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) cuja origem está direta e indiretamente associada à atividade desenvolvida nesta instituição. A Pegada de Carbono representa o volume total de GEE gerado pelas atividades económicas e quotidianas do ser humano, sendo esse valor expresso em emissões de CO2 equivalentes (CO2e). O cálculo da Pegada de Carbono permite identificar as principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa e consequentemente adotar e implementar as medidas necessárias para a sua redução. Este indicador ambiental considera as emissões diretas e indiretas de compostos como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), os perfluorocarbonetos (PFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6) que são conjuntamente conhecidos como “F-gases” e, sobretudo, o mais abundante e que mais contribui para o aquecimento global desde 1990, o dióxido de carbono (CO2). Esta nota técnica encontra-se estruturada em 5 seções, além do presente enquadramento. É primeiramente apresentado o âmbito considerado para a estimativa da Pegada de Carbono, seguido dos resultados obtidos, algumas propostas para a sua redução e uma pequena síntese de iniciativas de compensação e/ou neutralização de emissões, bem como algumas estimativas de Pegada de Carbono / emissões de GEE de organizações governamentais/de Estado na Europa. Seguidamente sistematiza-se a metodologia utilizada e, por fim, apresentam-se as principais limitações.LNEG - Laboratório Nacional de Energia e GeologiaRepositório do LNEGSimoes, SofiaOliveira, PaulaAmorim, Filipa2023-02-13T15:47:54Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.9/4017porSimoes, S.G., Oliveira, P., Amorim, F. - Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa: Palácio Nacional de Belém. Nota Técnica, LNEG , Amadora, Portugal, setembro, 2022, 21 pp.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-19T04:42:24Zoai:repositorio.lneg.pt:10400.9/4017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:58.322663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
title Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
spellingShingle Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
Simoes, Sofia
Sustentabilidade
Descarbonização
Palácio Nacional de Belém
Portugal
Desenvolvimento sustentável
title_short Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
title_full Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
title_fullStr Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
title_full_unstemmed Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
title_sort Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa : Palácio Nacional de Belém
author Simoes, Sofia
author_facet Simoes, Sofia
Oliveira, Paula
Amorim, Filipa
author_role author
author2 Oliveira, Paula
Amorim, Filipa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do LNEG
dc.contributor.author.fl_str_mv Simoes, Sofia
Oliveira, Paula
Amorim, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Descarbonização
Palácio Nacional de Belém
Portugal
Desenvolvimento sustentável
topic Sustentabilidade
Descarbonização
Palácio Nacional de Belém
Portugal
Desenvolvimento sustentável
description RESUMO: O presente estudo tem como objetivo determinar a Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa, ou seja, quantificar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) cuja origem está direta e indiretamente associada à atividade desenvolvida nesta instituição. A Pegada de Carbono representa o volume total de GEE gerado pelas atividades económicas e quotidianas do ser humano, sendo esse valor expresso em emissões de CO2 equivalentes (CO2e). O cálculo da Pegada de Carbono permite identificar as principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa e consequentemente adotar e implementar as medidas necessárias para a sua redução. Este indicador ambiental considera as emissões diretas e indiretas de compostos como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), os perfluorocarbonetos (PFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6) que são conjuntamente conhecidos como “F-gases” e, sobretudo, o mais abundante e que mais contribui para o aquecimento global desde 1990, o dióxido de carbono (CO2). Esta nota técnica encontra-se estruturada em 5 seções, além do presente enquadramento. É primeiramente apresentado o âmbito considerado para a estimativa da Pegada de Carbono, seguido dos resultados obtidos, algumas propostas para a sua redução e uma pequena síntese de iniciativas de compensação e/ou neutralização de emissões, bem como algumas estimativas de Pegada de Carbono / emissões de GEE de organizações governamentais/de Estado na Europa. Seguidamente sistematiza-se a metodologia utilizada e, por fim, apresentam-se as principais limitações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2023-02-13T15:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.9/4017
url http://hdl.handle.net/10400.9/4017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simoes, S.G., Oliveira, P., Amorim, F. - Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa: Palácio Nacional de Belém. Nota Técnica, LNEG , Amadora, Portugal, setembro, 2022, 21 pp.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130940969058304