A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32431
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_1231200c61062da3b36b94c97b791863
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Ciências - Estudo e ensinoFilmes de ficção científicaDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente Plano de Cariz Investigativo, realizado no âmbito da formação de professores de ciências, é de natureza interpretativa. Numa abordagem construtivista, pretendeu-se apurar a potencialidade dos filmes de ficção científica e dos blogues como metodologias de aprendizagens, especificamente nas temáticas “Estrutura Interna da Terra" e “Dinâmica Interna da Terra” e investigar a reação dos alunos relativamente a metodologias propostas. Partindo do quotidiano dos alunos, escolheu-se os filmes de ficção científica por abordarem conceitos e processos científicos, tendo como objetivos a promoção da mudança conceptual e o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos. As tecnologias de informação e comunicação (TIC), nomeadamente o blogue, surgiram como plataforma de apoio, sendo relevantes no desenvolvimento de competências exigidas na sociedade atual. Embora tenha havido algumas limitações, o filme e o blogue mostraram-se como elementos motivadores e com potencialidade didática, sendo por isso bons aliados na promoção das aprendizagens dos alunos. A componente letiva incidiu numa turma do 7.° ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais. A intervenção teve a duração de sete semanas, abrangendo catorze aulas de quarenta e cinco minutos, organizadas em blocos de noventa minutos. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados questionários, diário de aula, publicações e comentários dos alunos no blogue e a análise das respostas em instrumentos de avaliação.The present investigative plan is part of a science teaching training and represents an interpretative study. In a constructivist approach, the potential of science fiction movies and blogs as learning methodologies was investigated, specifically in the thematic of the Earth's Internal Structure and the Earth’s Internal Dynamics, as well as the reaction of students to the proposed methodologies. By using student’s everyday lives as a source o f didactic material, science fiction movies were chosen, once they address to scientific concepts and processes, with the purpose of promoting conceptual change and the development of critical thinking in students. The information and communication technologies (ICT), namely the blog, served as a support platform, where some important skills required in today's society could be developed. Despite some limitations in implementation, these methodologies were considered as motivating and as having pedagogical potential, being a good ally in promoting student learning. The learning component focused on a class of seventh grade students in the discipline of Natural Sciences and the intervention lasted seven weeks. Questionnaires, teacher’s class journal, students web publications and comments and assessment instruments were used on collecting data.Reis, Pedro, 1965-Kullberg, Maria Carla Ribeiro, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-2018-03-20T12:35:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:43.366099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
title A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
spellingShingle A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
Ramos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Ciências - Estudo e ensino
Filmes de ficção científica
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
title_full A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
title_fullStr A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
title_full_unstemmed A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
title_sort A potencialidade dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas "Estrutura e dinâmica interna da Terra"
author Ramos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-
author_facet Ramos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Kullberg, Maria Carla Ribeiro, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Maria Teresa Paisana de Andrade, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Ciências - Estudo e ensino
Filmes de ficção científica
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Ciências - Estudo e ensino
Filmes de ficção científica
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2018-03-20T12:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32431
url http://hdl.handle.net/10451/32431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134404048584704