A educação e formação de adultos, uma viagem pelo país local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lina Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32708
Resumo: A Educação e a Formação de adultos tem sido vista como um pilar fundamental no desenvolvimento de comunidades locais e de sociedades, com contributos de relevo no combate às desigualdades sociais, sejam ou não territoriais. De facto, os princípios fundacionais subjacentes à intervenção educativa na comunidade são a integração, a melhoria das condições de vida, a promoção do bem-estar e a qualidade de vida das populações. A Educação emerge, assim, como peça fundamental na engrenagem do Desenvolvimento Local Sustentável, ao partir de uma conceção de Educação que se valoriza e se constrói coletivamente a partir e com os recursos locais. Todos têm o direito à oportunidade de aprender, todos têm o dever de dar o seu contributo para o desenvolvimento das suas comunidades. Para se tornarem capazes de desenvolver práticas sociais, económicas e políticas de sustentabilidade que contribuam e assegurem o futuro de gerações vindouras, exige-se um envolvimento sinérgico e comprometido da comunidade e dos agentes locais que, em parceria, podem mobilizar-se com vista à promoção do desenvolvimento da comunidade, tendo como princípio transmissão de valores orientadores nas atitudes e ações que são a semente da valorização da pessoa adulta e do seu processo educativo, construído e reconstruído num determinado contexto de vida. Para analisar a concretização deste objetivo por parte das autarquias, foi realizado um estudo de natureza quantitativo-descritivo junto dos 278 municípios de Portugal Continental. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário online, construído para o efeito. Dos 278 municípios contactados, participaram 68 municípios. A análise dos questionários revela que de alguma forma os municípios respondentes estão despertos para as questões da Educação de Adultos, mas ainda falta aos municípios olharem para esta temática como uma preocupação sua e das suas comunidades.
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