Interdisciplinaridade entre educação artística e literatura : teatro de fantoche sobre a Mrizinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Dilma Janete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2005
Resumo: A presente Dissertação apresenta uma pesquisa e os respetivos resultados inspirados numa investigação-ação, de natureza qualitativa que seguiu o modelo de Elliot, desenvolvida no contexto da Educação Artística. Foi desenvolvida e implementada uma intervenção curricular, com apoio das disciplinas de Expressão Plástica, Expressão Musical, Expressão Dramática/Teatro, Educação Para a Cidadania e Língua Portuguesa, ofertada a uma turma do 5º ano de escolaridade, da escola do Ensino Básico José Lopes da Silva, da Cidade da Ponta do Sol, na ilha de Santo Antão – Cabo Verde. A intervenção pedagógica ocorreu por meio de um projeto intitulado: “Interdisciplinaridade entre Educação Artística e Literatura: Teatro de Fantoche sobre a Mrizinha”. Este projeto apresentou aos professores da escola, novas metodologias que fomentam a interdisciplinaridade entre a Literatura e a Educação Artística, utilizando o Teatro de Fantoche como estratégia para explorar textos literários. As atividades práticas foram realizadas por meio de experiências na sala de aula, com ateliês que foram fundamentais para complementar as técnicas. Estas contêm abordagens teóricas e práticas realizadas ao longo do processo onde foram oferecidos aos participantes oportunidades de vivenciar uma experiência outrora vivida na respetiva escola. Do ponto de vista teórico, a revisão da literatura reúne e expõe questões relacionadas com a Educação Artística nacional e internacional; a Literatura; o Teatro de fantoche; a Interdisciplinaridade e a Inovação curricular. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas; questionários; observação participante; depoimentos dos espetadores; conversas informais; notas de campo, fotografias e registos audiovisuais. Estes foram organizados, tratados, sistematizados e posteriormente analisados conforme a técnica da triangulação. Os resultados desta investigação sugerem que: a interdisciplinaridade possibilite aos professores a quebra de paradigmas antes preso unicamente no contexto da área de formação, para novos olhares sobre a forma de pensar um objeto de estudo. Surge como uma ferramenta necessária à promoção do ensino/aprendizagem entre áreas diversificadas. É uma realidade que implica novos desafios que poderão abrir caminhos e proporcionar oportunidades para a implementação de inovações educacionais.
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A intervenção pedagógica ocorreu por meio de um projeto intitulado: “Interdisciplinaridade entre Educação Artística e Literatura: Teatro de Fantoche sobre a Mrizinha”. Este projeto apresentou aos professores da escola, novas metodologias que fomentam a interdisciplinaridade entre a Literatura e a Educação Artística, utilizando o Teatro de Fantoche como estratégia para explorar textos literários. As atividades práticas foram realizadas por meio de experiências na sala de aula, com ateliês que foram fundamentais para complementar as técnicas. Estas contêm abordagens teóricas e práticas realizadas ao longo do processo onde foram oferecidos aos participantes oportunidades de vivenciar uma experiência outrora vivida na respetiva escola. Do ponto de vista teórico, a revisão da literatura reúne e expõe questões relacionadas com a Educação Artística nacional e internacional; a Literatura; o Teatro de fantoche; a Interdisciplinaridade e a Inovação curricular. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas; questionários; observação participante; depoimentos dos espetadores; conversas informais; notas de campo, fotografias e registos audiovisuais. Estes foram organizados, tratados, sistematizados e posteriormente analisados conforme a técnica da triangulação. Os resultados desta investigação sugerem que: a interdisciplinaridade possibilite aos professores a quebra de paradigmas antes preso unicamente no contexto da área de formação, para novos olhares sobre a forma de pensar um objeto de estudo. Surge como uma ferramenta necessária à promoção do ensino/aprendizagem entre áreas diversificadas. É uma realidade que implica novos desafios que poderão abrir caminhos e proporcionar oportunidades para a implementação de inovações educacionais.The present dissertation presents a research and the respective results inspired by Action Research, of a qualitative nature that followed the Elliot model, developed in the context of Artistic Education. A curricular intervention was developed and implemented, with the support of the disciplines of Plastic Expression, Musical Expression, Dramatic Expression / Theater, Education for Citizenship and Portuguese Language, offered to a group of the fifth year of schooling, from the José Lopes da Silva Elementary School, from the city of Ponta do Sol, on the island of Santo Antão - Cape Verde. The pedagogical intervention occurred through a project titled: "Interdisciplinary between Artistic Education and Literature: Puppet Theater on Mrizinha". This project presented to the teachers of the school, new methodologies that foster the interdisciplinary between Literature and Artistic Education, using Puppet Theater as a strategy to explore literary texts. Practical activities were carried out through experiments in the classroom, with workshops that were fundamental to complement the techniques. These contain theoretical and practical approaches throughout the process where participants were offered opportunities to experience an experience once lived in their school. From a theoretical point of view, the literature review brings together and exposes issues related to national and international Art Education; the literature; The Puppet Theater; Interdisciplinary and Curricular Innovation. Data were collected through semi-structured interviews; questionnaires; participant observation; viewers' testimonials; informal conversations; field notes, photographs and audiovisual records. The records were organized, treated, systematized and later analyzed according to the technique of triangulation. The results of this research suggest that: interdisciplinary enables teachers to break paradigms previously confined solely in the context of the training area, to new looks on the way of thinking a study object. the promotion of teaching / learning among diversified areas is a necessary tool. It is a reality that implies new challenges that can open up new paths and provide opportunities for the implementation of educational innovations.2018-04-09T16:25:14Z2017-12-21T00:00:00Z2017-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2005TID:201895943porFortes, Dilma Janeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.721754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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