A apropriação ideològica da figura de Nuno Álvares Pereira em momentos de crise nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casimiro, Ana Margarida Coelho Guerreiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1638
Resumo: Dissertação de mest., Literatura Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004
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spelling A apropriação ideològica da figura de Nuno Álvares Pereira em momentos de crise nacionalNuno Álvares PereiraCrónica do CondestávelCrónica de D. João IApropriação ideológicaNacionalismoCriseDissertação de mest., Literatura Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004A figura de Nuno Álvares Pereira, fixada nas crónicas medievais, foi, ao longo dos séculos, recuperada e apropriada por diversos autores que, face ao contexto histórico em que viviam, viam na Literatura um meio de intervenção ideológica e na figura do herói medieval um exemplo eficaz. Deste modo, foi mantida sempre viva a imagem desta personagem, sendo que a sua apresentação foi sendo condicionada pelos factores contextuais que levavam à sua invocação. Para efectuar o estudo às várias recuperações da figura, foram seleccionados momentos da História de Portugal em que, numa situação de crise nacional, foram produzidas obras que recuperaram a vida de Nuno Álvares. Assim, podemos verificar que no século XVII, durante o período dos Filipes, a construção da figura de Nuno Álvares teve como objectivo fortalecer a imagem da Casa de Bragança e apelar aos ideais de liberdade e autonomia. Já no século XIX, condicionado pelo Romantismo, é-nos apresentado um Nuno Álvares da nobreza, que é adúltero e fraco, física e espiritualmente. Como reacção ao Ultimato inglês, foram produzidas obras que veiculam a imagem de um homem psicologicamente mais complexo, relativamente ao que fora fixado nas crónicas medievais. Finalmente, no século XX é feito um investimento muito grande na vertente religiosa do herói, condicionado pelo processo de canonização e pela ideologia do Estado Novo. Posto isto, torna-se evidente a relação estreita e indissociável entre a época em que as obras foram escritas, a crise então vivida, as intenções do autor e a imagem que resultou da apropriação efectuada.Branco, AntónioSapientiaCasimiro, Ana Margarida Coelho Guerreiro2012-09-14T16:41:01Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1638por821.134.3"04/14".09 CAS*Apr 1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:45.708566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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