E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34624/teografias.v0i2.14071 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071 |
Resumo: | Os textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros. |
id |
RCAP_124fa2802fb14cee58ad26f697473c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/14071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitárioOs textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros.Universidade de Aveiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071Teografias; No 2 (2012); 221-231Teografias; n.º 2 (2012); 221-2312182-5998reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071/9517Coimbra, Rosa Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-23T03:45:40Zoai:proa.ua.pt:article/14071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-23T03:45:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
title |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
spellingShingle |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário Coimbra, Rosa Lídia Coimbra, Rosa Lídia |
title_short |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
title_full |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
title_fullStr |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
title_full_unstemmed |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
title_sort |
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário |
author |
Coimbra, Rosa Lídia |
author_facet |
Coimbra, Rosa Lídia Coimbra, Rosa Lídia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Rosa Lídia |
description |
Os textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071 https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071 |
url |
https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071 https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071/9517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teografias; No 2 (2012); 221-231 Teografias; n.º 2 (2012); 221-231 2182-5998 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822218820750671872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34624/teografias.v0i2.14071 |