E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Rosa Lídia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.34624/teografias.v0i2.14071
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071
Resumo: Os textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros.
id RCAP_124fa2802fb14cee58ad26f697473c1f
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitárioOs textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros.Universidade de Aveiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071Teografias; No 2 (2012); 221-231Teografias; n.º 2 (2012); 221-2312182-5998reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071/9517Coimbra, Rosa Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-23T03:45:40Zoai:proa.ua.pt:article/14071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-23T03:45:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
title E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
spellingShingle E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
Coimbra, Rosa Lídia
Coimbra, Rosa Lídia
title_short E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
title_full E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
title_fullStr E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
title_full_unstemmed E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
title_sort E Eva comeu o gelado: mesclagens conceptuais em texto publicitário
author Coimbra, Rosa Lídia
author_facet Coimbra, Rosa Lídia
Coimbra, Rosa Lídia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Rosa Lídia
description Os textos publicitários nas sociedades de tradição judaico‑cristã,como é o caso da portuguesa e brasileira, usamfrequentemente jogos intertextuais com alusões a mitos bíblicos e aludem subtilmente a histórias e personagensbíblicos. Este processo resulta em interessantes mesclagens conceptuais entre histórias bíblicas e personagens atuais utilizando o produto publicitado. Para além disso, as próprias histórias contêm já sentidos figurados. Nesta pesquisa, analisamos a utilização da história bíblica de Adão e Eva, do livro do Génesis, em diversos anúncios publicitários portugueses e brasileiros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071
https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071
url https://doi.org/10.34624/teografias.v0i2.14071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071
https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/14071/9517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Teografias; No 2 (2012); 221-231
Teografias; n.º 2 (2012); 221-231
2182-5998
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822218820750671872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34624/teografias.v0i2.14071