O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Galvão de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/23
Resumo: Os temas relacionados ao perfil profissional no contexto da formação e capacitação de recursos humanos para a saúde têm sido alvo de muitos debates, especialmente a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que institui o Sistema Único de Saúde - SUS. No artigo n.º 200 fica determinado que a formação de recursos humanos para o sistema é uma obrigação do Estado nas três esferas do governo. Legalmente, o SUS tem vivenciado grandes avanços que ainda apresentam uma difícil aplicabilidade. Em função da relevância da implementação do SUS e do agravamento das condições de saúde, é proposta a reestruturação da Atenção Básica - AB a partir do Programa de Saúde da Família - PSF, como substitutivo para a mudança do modelo assistencial brasileiro, ainda focado na assistência hospitalar. As mudanças ensejadas devem acontecer nos processos de trabalho e na conduta dos profissionais das equipes de PSF, em acordo com o novo modelo de atenção proposto. A identificação inequívoca do perfil dos profissionais possibilitará o reconhecimento das reais necessidades de formação e de capacitação dos profissionais que compõem as equipes. O presente trabalho busca analisar o perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do PSF da Administração Regional de Saúde Macro Goiânia. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo quali-quantitativa e utilizou-se do inquérito por questionário como instrumento de coleta de dados. Constatou-se que o perfil dos profissionais não se encontra em perfeita consonância com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o PSF, o que reforça a importância do investimento em acções de educação na saúde. A reversão do modelo assistencial a partir da AB à Saúde, tendo como estratégia o PSF, depende de um perfil profissional adequado e da implementação de acções articuladoras entre as áreas de formação, atenção, gestão em saúde e participação popular.
id RCAP_124ff01e6206e255d7c10100d8e37315
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/23
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.Serviços de saúde Capacitação para o serviçoSaúde familiarPromoção da saúdeTMEOs temas relacionados ao perfil profissional no contexto da formação e capacitação de recursos humanos para a saúde têm sido alvo de muitos debates, especialmente a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que institui o Sistema Único de Saúde - SUS. No artigo n.º 200 fica determinado que a formação de recursos humanos para o sistema é uma obrigação do Estado nas três esferas do governo. Legalmente, o SUS tem vivenciado grandes avanços que ainda apresentam uma difícil aplicabilidade. Em função da relevância da implementação do SUS e do agravamento das condições de saúde, é proposta a reestruturação da Atenção Básica - AB a partir do Programa de Saúde da Família - PSF, como substitutivo para a mudança do modelo assistencial brasileiro, ainda focado na assistência hospitalar. As mudanças ensejadas devem acontecer nos processos de trabalho e na conduta dos profissionais das equipes de PSF, em acordo com o novo modelo de atenção proposto. A identificação inequívoca do perfil dos profissionais possibilitará o reconhecimento das reais necessidades de formação e de capacitação dos profissionais que compõem as equipes. O presente trabalho busca analisar o perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do PSF da Administração Regional de Saúde Macro Goiânia. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo quali-quantitativa e utilizou-se do inquérito por questionário como instrumento de coleta de dados. Constatou-se que o perfil dos profissionais não se encontra em perfeita consonância com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o PSF, o que reforça a importância do investimento em acções de educação na saúde. A reversão do modelo assistencial a partir da AB à Saúde, tendo como estratégia o PSF, depende de um perfil profissional adequado e da implementação de acções articuladoras entre as áreas de formação, atenção, gestão em saúde e participação popular.2013-08-14T17:59:31Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/23porCarvalho, Beatriz Galvão deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
title O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
spellingShingle O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
Carvalho, Beatriz Galvão de
Serviços de saúde 
Capacitação para o serviço
Saúde familiar
Promoção da saúde
TME
title_short O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
title_full O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
title_fullStr O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
title_full_unstemmed O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
title_sort O perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do programa de saúde da família da administração regional de saúde macro goiânia: uma análise de compatibilidade com as determinações do Ministério da Saúde para o programa e sua contextualização no cenário da educação na saúde.
author Carvalho, Beatriz Galvão de
author_facet Carvalho, Beatriz Galvão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Galvão de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de saúde 
Capacitação para o serviço
Saúde familiar
Promoção da saúde
TME
topic Serviços de saúde 
Capacitação para o serviço
Saúde familiar
Promoção da saúde
TME
description Os temas relacionados ao perfil profissional no contexto da formação e capacitação de recursos humanos para a saúde têm sido alvo de muitos debates, especialmente a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que institui o Sistema Único de Saúde - SUS. No artigo n.º 200 fica determinado que a formação de recursos humanos para o sistema é uma obrigação do Estado nas três esferas do governo. Legalmente, o SUS tem vivenciado grandes avanços que ainda apresentam uma difícil aplicabilidade. Em função da relevância da implementação do SUS e do agravamento das condições de saúde, é proposta a reestruturação da Atenção Básica - AB a partir do Programa de Saúde da Família - PSF, como substitutivo para a mudança do modelo assistencial brasileiro, ainda focado na assistência hospitalar. As mudanças ensejadas devem acontecer nos processos de trabalho e na conduta dos profissionais das equipes de PSF, em acordo com o novo modelo de atenção proposto. A identificação inequívoca do perfil dos profissionais possibilitará o reconhecimento das reais necessidades de formação e de capacitação dos profissionais que compõem as equipes. O presente trabalho busca analisar o perfil técnico-científico dos profissionais de nível superior do PSF da Administração Regional de Saúde Macro Goiânia. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo quali-quantitativa e utilizou-se do inquérito por questionário como instrumento de coleta de dados. Constatou-se que o perfil dos profissionais não se encontra em perfeita consonância com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o PSF, o que reforça a importância do investimento em acções de educação na saúde. A reversão do modelo assistencial a partir da AB à Saúde, tendo como estratégia o PSF, depende de um perfil profissional adequado e da implementação de acções articuladoras entre as áreas de formação, atenção, gestão em saúde e participação popular.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-08-14T17:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/23
url http://hdl.handle.net/11328/23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545622892544