EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, Catarina Sofia Fino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/34359
Resumo: O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus que pertence ao género Flavivirus da família Flaviviridae. Atualmente surge como um agente patogénico humano altamente relevante, não só pela possibilidade que demonstrou de se dispersar rapidamente, e de forma global, como pela sua associação ao desenvolvimento de uma série de malformações congénitas (incluindo microcefalia) e a síndrome de Guillain-Barré. Contudo, ainda pouco se conhece sobre a biologia do ZIKV, sendo para tal necessário o desenvolvimento de ferramentas básicas, nomeadamente, proteínas virais recombinantes ou anticorpos específicos, que permitam a utilização de uma grande variedade de protocolos experimentais. Neste estudo realizou-se a otimização da produção/purificação de antigénios virais de ZIKV em E. coli, nomeadamente, da proteína estrutural da cápside (C) e da região C-terminal da proteína NS3, à qual está associada atividade enzimática de RNAhel (NS3hel). Para tal, as sequências virais de genótipo selvagem e versões sintéticas com codões otimizados foram clonadas no vetor pET-29a, de modo a possibilitar a sua expressão, em E. coli, como proteínas de fusão com caudas de hexa-histidina (His6) na extremidade C-terminal. A expressão proteica heteróloga foi avaliada, quer em termos quantitativos, quer na solubilidade dos produtos obtidos. A identidade das proteínas C (≈ 13kDa) e NS3hel (≈ 15kDa) fundidas com caudas de His6 (C-His6 e NS3hel-His6, respetivamente) foi verificada através da sua purificação, em condições desnaturantes, por cromatografia de afinidade (em micro-escala) usando colunas com iões níquel imobilizados, e por western blot, utilizando anticorpos monoclonais anti-His6. As proteínas C-His6 e NS3hel-His6 foram, igualmente, sujeitas a purificação em condições nativas. Contudo, nestas condições, para além das proteínas em causa foi observada uma quantidade considerável de proteínas contaminantes. Ainda assim fica como prova de conceito o sucesso do processo de purificação em condições nativas.
id RCAP_127cb0a383ed975c319fe81b5de8228d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/34359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLIVírus Zikaproteína da cápsidedomínio NS3helEscherichia colisistema pETDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus que pertence ao género Flavivirus da família Flaviviridae. Atualmente surge como um agente patogénico humano altamente relevante, não só pela possibilidade que demonstrou de se dispersar rapidamente, e de forma global, como pela sua associação ao desenvolvimento de uma série de malformações congénitas (incluindo microcefalia) e a síndrome de Guillain-Barré. Contudo, ainda pouco se conhece sobre a biologia do ZIKV, sendo para tal necessário o desenvolvimento de ferramentas básicas, nomeadamente, proteínas virais recombinantes ou anticorpos específicos, que permitam a utilização de uma grande variedade de protocolos experimentais. Neste estudo realizou-se a otimização da produção/purificação de antigénios virais de ZIKV em E. coli, nomeadamente, da proteína estrutural da cápside (C) e da região C-terminal da proteína NS3, à qual está associada atividade enzimática de RNAhel (NS3hel). Para tal, as sequências virais de genótipo selvagem e versões sintéticas com codões otimizados foram clonadas no vetor pET-29a, de modo a possibilitar a sua expressão, em E. coli, como proteínas de fusão com caudas de hexa-histidina (His6) na extremidade C-terminal. A expressão proteica heteróloga foi avaliada, quer em termos quantitativos, quer na solubilidade dos produtos obtidos. A identidade das proteínas C (≈ 13kDa) e NS3hel (≈ 15kDa) fundidas com caudas de His6 (C-His6 e NS3hel-His6, respetivamente) foi verificada através da sua purificação, em condições desnaturantes, por cromatografia de afinidade (em micro-escala) usando colunas com iões níquel imobilizados, e por western blot, utilizando anticorpos monoclonais anti-His6. As proteínas C-His6 e NS3hel-His6 foram, igualmente, sujeitas a purificação em condições nativas. Contudo, nestas condições, para além das proteínas em causa foi observada uma quantidade considerável de proteínas contaminantes. Ainda assim fica como prova de conceito o sucesso do processo de purificação em condições nativas.Parreira, RicardoEsteves, AidaRUNCaseiro, Catarina Sofia Fino2018-04-12T09:39:59Z2017-1220172017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/34359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:49Zoai:run.unl.pt:10362/34359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:09.777621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
title EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
spellingShingle EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
Caseiro, Catarina Sofia Fino
Vírus Zika
proteína da cápside
domínio NS3hel
Escherichia coli
sistema pET
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
title_full EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
title_fullStr EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
title_full_unstemmed EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
title_sort EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE ANTIGÉNIOS DO VÍRUS ZIKA EM ESCHERICHIA COLI
author Caseiro, Catarina Sofia Fino
author_facet Caseiro, Catarina Sofia Fino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parreira, Ricardo
Esteves, Aida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Caseiro, Catarina Sofia Fino
dc.subject.por.fl_str_mv Vírus Zika
proteína da cápside
domínio NS3hel
Escherichia coli
sistema pET
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Vírus Zika
proteína da cápside
domínio NS3hel
Escherichia coli
sistema pET
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus que pertence ao género Flavivirus da família Flaviviridae. Atualmente surge como um agente patogénico humano altamente relevante, não só pela possibilidade que demonstrou de se dispersar rapidamente, e de forma global, como pela sua associação ao desenvolvimento de uma série de malformações congénitas (incluindo microcefalia) e a síndrome de Guillain-Barré. Contudo, ainda pouco se conhece sobre a biologia do ZIKV, sendo para tal necessário o desenvolvimento de ferramentas básicas, nomeadamente, proteínas virais recombinantes ou anticorpos específicos, que permitam a utilização de uma grande variedade de protocolos experimentais. Neste estudo realizou-se a otimização da produção/purificação de antigénios virais de ZIKV em E. coli, nomeadamente, da proteína estrutural da cápside (C) e da região C-terminal da proteína NS3, à qual está associada atividade enzimática de RNAhel (NS3hel). Para tal, as sequências virais de genótipo selvagem e versões sintéticas com codões otimizados foram clonadas no vetor pET-29a, de modo a possibilitar a sua expressão, em E. coli, como proteínas de fusão com caudas de hexa-histidina (His6) na extremidade C-terminal. A expressão proteica heteróloga foi avaliada, quer em termos quantitativos, quer na solubilidade dos produtos obtidos. A identidade das proteínas C (≈ 13kDa) e NS3hel (≈ 15kDa) fundidas com caudas de His6 (C-His6 e NS3hel-His6, respetivamente) foi verificada através da sua purificação, em condições desnaturantes, por cromatografia de afinidade (em micro-escala) usando colunas com iões níquel imobilizados, e por western blot, utilizando anticorpos monoclonais anti-His6. As proteínas C-His6 e NS3hel-His6 foram, igualmente, sujeitas a purificação em condições nativas. Contudo, nestas condições, para além das proteínas em causa foi observada uma quantidade considerável de proteínas contaminantes. Ainda assim fica como prova de conceito o sucesso do processo de purificação em condições nativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017
2017-12-01T00:00:00Z
2018-04-12T09:39:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/34359
url http://hdl.handle.net/10362/34359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137926082199552