Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tiago Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8250
Resumo: Os sistemas autónomos trazem como mais valia aos cenários de busca e salvamento a possibilidade de minimizar a presença de Humanos em situações de perigo e a capacidade de aceder a locais de difícil acesso. Na dissertação propõe-se endereçar novos métodos para perceção e navegação de veículos aéreos não tripulados (UAV), tendo como foco principal o planeamento de trajetórias e deteção de obstáculos. No que respeita à perceção foi desenvolvido um método para gerar clusters tendo por base os voxels gerados pelo Octomap. Na área de navegação, foram desenvolvidos dois novos métodos de planeamento de trajetórias, GPRM (Grid Probabilistic Roadmap) e PPRM (Particle Probabilistic Roadmap), que tem como método base para o seu desenvolvimento o PRM. O primeiro método desenvolvido, GPRM, espalha as partículas numa grid pré-definida, construindo posteriormente o roadmap na área determinada pela grid e com isto estima o trajeto mais curto até ao ponto destino. O segundo método desenvolvido, PPRM, espalha as partículas pelo cenário de aplicação, gera o roadmap considerando o mapa total e atribui uma probabilidade que irá permitir definir a trajetória otimizada. Para analisar a performance de cada método em comparação com o PRM, efetua-se a sua avaliação em três cenários distintos com recurso ao simulador MORSE.
id RCAP_127e391f2138eccb03902709c9b32f2f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVsPlaneamento de TrajetóriasDeteção ObstáculosUAVClusteringOctomapGPRMPPRMPath PlanningObstacle DetectionSistemas AutónomosOs sistemas autónomos trazem como mais valia aos cenários de busca e salvamento a possibilidade de minimizar a presença de Humanos em situações de perigo e a capacidade de aceder a locais de difícil acesso. Na dissertação propõe-se endereçar novos métodos para perceção e navegação de veículos aéreos não tripulados (UAV), tendo como foco principal o planeamento de trajetórias e deteção de obstáculos. No que respeita à perceção foi desenvolvido um método para gerar clusters tendo por base os voxels gerados pelo Octomap. Na área de navegação, foram desenvolvidos dois novos métodos de planeamento de trajetórias, GPRM (Grid Probabilistic Roadmap) e PPRM (Particle Probabilistic Roadmap), que tem como método base para o seu desenvolvimento o PRM. O primeiro método desenvolvido, GPRM, espalha as partículas numa grid pré-definida, construindo posteriormente o roadmap na área determinada pela grid e com isto estima o trajeto mais curto até ao ponto destino. O segundo método desenvolvido, PPRM, espalha as partículas pelo cenário de aplicação, gera o roadmap considerando o mapa total e atribui uma probabilidade que irá permitir definir a trajetória otimizada. Para analisar a performance de cada método em comparação com o PRM, efetua-se a sua avaliação em três cenários distintos com recurso ao simulador MORSE.In the last years, autonomous vehicles have contributed to search and rescue scenarios by allowing to minimize the presence of Humans in dangerous situations and also in the capability to support operations in unstructured environments. The present document proposes to address new methods in the area of perception and navigation to Unmanned Aerial Vehicles (UAV), having as main focus the path planning and obstacle detection. As regards to perception was developed a new method to generate clusters based on the voxels provided by Octomap. In the navigation area, were developed two new methods for path planning, GPRM (Grid Probabilistic Roadmap) and PPRM (Particle Probabilistic Roadmap), that arise from the PRM method. The first one, GPRM propose a method that will spread particles in a pre-defined grid in order to be able to estimate a roadmap with the shortest path to the target position. The second one, denote by PPRM, propose a technique to spread randomly particles by the scenario and assigns a weight for each one, based on probability of collision with obstacles, in order to define the optimized path. To evaluate the performance of each developed method we perform a benchmark related to the well know path planning PRM in three different challenger scenarios through the MORSE simulator.Dias, André Miguel PinheiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Tiago Santos2016-05-24T10:09:17Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8250TID:201164876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:06.101445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
title Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
spellingShingle Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
Fernandes, Tiago Santos
Planeamento de Trajetórias
Deteção Obstáculos
UAV
Clustering
Octomap
GPRM
PPRM
Path Planning
Obstacle Detection
Sistemas Autónomos
title_short Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
title_full Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
title_fullStr Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
title_full_unstemmed Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
title_sort Planeamento de Trajetória para Operações de Busca e Salvamento com UAVs
author Fernandes, Tiago Santos
author_facet Fernandes, Tiago Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, André Miguel Pinheiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tiago Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de Trajetórias
Deteção Obstáculos
UAV
Clustering
Octomap
GPRM
PPRM
Path Planning
Obstacle Detection
Sistemas Autónomos
topic Planeamento de Trajetórias
Deteção Obstáculos
UAV
Clustering
Octomap
GPRM
PPRM
Path Planning
Obstacle Detection
Sistemas Autónomos
description Os sistemas autónomos trazem como mais valia aos cenários de busca e salvamento a possibilidade de minimizar a presença de Humanos em situações de perigo e a capacidade de aceder a locais de difícil acesso. Na dissertação propõe-se endereçar novos métodos para perceção e navegação de veículos aéreos não tripulados (UAV), tendo como foco principal o planeamento de trajetórias e deteção de obstáculos. No que respeita à perceção foi desenvolvido um método para gerar clusters tendo por base os voxels gerados pelo Octomap. Na área de navegação, foram desenvolvidos dois novos métodos de planeamento de trajetórias, GPRM (Grid Probabilistic Roadmap) e PPRM (Particle Probabilistic Roadmap), que tem como método base para o seu desenvolvimento o PRM. O primeiro método desenvolvido, GPRM, espalha as partículas numa grid pré-definida, construindo posteriormente o roadmap na área determinada pela grid e com isto estima o trajeto mais curto até ao ponto destino. O segundo método desenvolvido, PPRM, espalha as partículas pelo cenário de aplicação, gera o roadmap considerando o mapa total e atribui uma probabilidade que irá permitir definir a trajetória otimizada. Para analisar a performance de cada método em comparação com o PRM, efetua-se a sua avaliação em três cenários distintos com recurso ao simulador MORSE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24T10:09:17Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8250
TID:201164876
url http://hdl.handle.net/10400.22/8250
identifier_str_mv TID:201164876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131387234615296