O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, N
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Madeira, R, Henriques, A, Almeida, A, Nuno, L
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9821
Resumo: As políticas públicas de saúde e os programas de reabilitac¸ão cardíaca, com exercício físico, são reconhecidos como uma componente essencial nos cuidados fornecidos aos cidadãos, permitindo preservar ou readquirir o seu lugar na comunidade, bem como aumentar a sua qualidade de vida. Objetivo: Aplicar o exercício físico supervisionado (grupo ES), em fase de ambulatório precoce, realizado na comunidade, com vista a analisar e comparar os resultados desta aplicac¸ão com os dados obtidos pelos doentes sujeitos apenas ao tratamento convencional (grupo TC). Método: O estudo teve uma durac¸ão superior a 3 meses, dividindo os doentes cardíacos em 2 grupos (grupo ES vs. grupo TC), tendo sido esclarecidos, através de consentimento informado, do propósito e procedimentos do estudo. Após a divisão, os doentes sujeitos ao exercício físico supervisionado (grupo ES) foram submetidos a um plano de intervenc¸ão estruturado em 3 fases, segundo a frequência, intensidade, tempo e tipo de exercício físico, conforme a devida estratificac¸ão do risco e recomendac¸ões da American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation (AACVPR). Os doentes realizaram 2 avaliac¸ões no Hospital de Vila Franca de Xira, recorrendo ao questionário MacNew para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde na doenc¸a cardíaca. Avaliou-se a média e o desvio padrão para todas as variáveis em estudo, recorrendo-se aos testes não paramétricos e paramétricos para um nível de significância de alfa = 0,05. Resultados: Foram observadas diferenc¸as estatisticamente significativas ao nível da qualidade de vida geral (p < 0,01), bem como uma variac¸ão percentual crescente (+ 53,86%) no grupo ES. Conclusão: O exercício físico supervisionado, realizado na comunidade logo após alta hospitalar, com uma intensidade pelo menos moderada, potencia a qualidade de vida em doentes cardíacos.
id RCAP_127fd4e9016f224c417932a768dcef05
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacosExercícioQualidade de VidaDeonças do Coração/reabilitaçãoAs políticas públicas de saúde e os programas de reabilitac¸ão cardíaca, com exercício físico, são reconhecidos como uma componente essencial nos cuidados fornecidos aos cidadãos, permitindo preservar ou readquirir o seu lugar na comunidade, bem como aumentar a sua qualidade de vida. Objetivo: Aplicar o exercício físico supervisionado (grupo ES), em fase de ambulatório precoce, realizado na comunidade, com vista a analisar e comparar os resultados desta aplicac¸ão com os dados obtidos pelos doentes sujeitos apenas ao tratamento convencional (grupo TC). Método: O estudo teve uma durac¸ão superior a 3 meses, dividindo os doentes cardíacos em 2 grupos (grupo ES vs. grupo TC), tendo sido esclarecidos, através de consentimento informado, do propósito e procedimentos do estudo. Após a divisão, os doentes sujeitos ao exercício físico supervisionado (grupo ES) foram submetidos a um plano de intervenc¸ão estruturado em 3 fases, segundo a frequência, intensidade, tempo e tipo de exercício físico, conforme a devida estratificac¸ão do risco e recomendac¸ões da American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation (AACVPR). Os doentes realizaram 2 avaliac¸ões no Hospital de Vila Franca de Xira, recorrendo ao questionário MacNew para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde na doenc¸a cardíaca. Avaliou-se a média e o desvio padrão para todas as variáveis em estudo, recorrendo-se aos testes não paramétricos e paramétricos para um nível de significância de alfa = 0,05. Resultados: Foram observadas diferenc¸as estatisticamente significativas ao nível da qualidade de vida geral (p < 0,01), bem como uma variac¸ão percentual crescente (+ 53,86%) no grupo ES. Conclusão: O exercício físico supervisionado, realizado na comunidade logo após alta hospitalar, com uma intensidade pelo menos moderada, potencia a qualidade de vida em doentes cardíacos.ElsevierRepositório ComumTavares, NMadeira, RHenriques, AAlmeida, ANuno, L2015-09-28T21:12:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9821porRev Port Saúde Pública. 2013;31(1):3–1010.1016/j.rpsp.2012.12.002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T05:01:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:32.527200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
title O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
spellingShingle O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
Tavares, N
Exercício
Qualidade de Vida
Deonças do Coração/reabilitação
title_short O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
title_full O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
title_fullStr O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
title_full_unstemmed O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
title_sort O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacos
author Tavares, N
author_facet Tavares, N
Madeira, R
Henriques, A
Almeida, A
Nuno, L
author_role author
author2 Madeira, R
Henriques, A
Almeida, A
Nuno, L
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, N
Madeira, R
Henriques, A
Almeida, A
Nuno, L
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício
Qualidade de Vida
Deonças do Coração/reabilitação
topic Exercício
Qualidade de Vida
Deonças do Coração/reabilitação
description As políticas públicas de saúde e os programas de reabilitac¸ão cardíaca, com exercício físico, são reconhecidos como uma componente essencial nos cuidados fornecidos aos cidadãos, permitindo preservar ou readquirir o seu lugar na comunidade, bem como aumentar a sua qualidade de vida. Objetivo: Aplicar o exercício físico supervisionado (grupo ES), em fase de ambulatório precoce, realizado na comunidade, com vista a analisar e comparar os resultados desta aplicac¸ão com os dados obtidos pelos doentes sujeitos apenas ao tratamento convencional (grupo TC). Método: O estudo teve uma durac¸ão superior a 3 meses, dividindo os doentes cardíacos em 2 grupos (grupo ES vs. grupo TC), tendo sido esclarecidos, através de consentimento informado, do propósito e procedimentos do estudo. Após a divisão, os doentes sujeitos ao exercício físico supervisionado (grupo ES) foram submetidos a um plano de intervenc¸ão estruturado em 3 fases, segundo a frequência, intensidade, tempo e tipo de exercício físico, conforme a devida estratificac¸ão do risco e recomendac¸ões da American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation (AACVPR). Os doentes realizaram 2 avaliac¸ões no Hospital de Vila Franca de Xira, recorrendo ao questionário MacNew para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde na doenc¸a cardíaca. Avaliou-se a média e o desvio padrão para todas as variáveis em estudo, recorrendo-se aos testes não paramétricos e paramétricos para um nível de significância de alfa = 0,05. Resultados: Foram observadas diferenc¸as estatisticamente significativas ao nível da qualidade de vida geral (p < 0,01), bem como uma variac¸ão percentual crescente (+ 53,86%) no grupo ES. Conclusão: O exercício físico supervisionado, realizado na comunidade logo após alta hospitalar, com uma intensidade pelo menos moderada, potencia a qualidade de vida em doentes cardíacos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-28T21:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9821
url http://hdl.handle.net/10400.26/9821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rev Port Saúde Pública. 2013;31(1):3–10
10.1016/j.rpsp.2012.12.002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Elsevier
publisher.none.fl_str_mv Elsevier
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134919869333504