Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Milena Moreira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11422
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_12a016a0dcfc3ddf091fee09589b6b9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/11422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em PortugalFestivais de CinemaAudiênciaCinemaMotivaçãoInvestigação MotivacionalComportamento do ConsumidorFilm FestivalsAudienceMotivationMotivation ResearchConsumer BehaviorMestrado em MarketingO número de festivais de cinema tem crescido um pouco por todo o mundo, chegando mesmo às pequenas cidades. Portugal conta, actualmente, com 20 festivais de cinema espalhados de norte a sul do país, mas concentrados particularmente em Lisboa. O objectivo principal desta investigação foi averiguar a motivação dos espectadores de festivais de cinema, inferindo sobre as razões que os levam a frequentar estes eventos. Foi feito um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas em profundidade junto de uma amostra não probabilística de frequentadores regulares de festivais de cinema. Os resultados indicam que os principais motivos de ida a estes festivais prendem-se com a vontade de ver estreias de filmes e ter contacto com longas-metragens totalmente diferentes, uma oferta artística que só os festivais conseguem oferecer. Verificou-se que as interacções sociais despoletadas pela ida ao festival de cinema também constituem um motivo relevante.The number of film festivals has been increasing worldwide, even in smallest towns. In Portugal, there are currently 20 film festivals taking place from the north to the south of the country but they are far more concentrated in Lisbon. The main goal of this investigation was to study the motivation among the audience of film festivals, getting to know the reason why they go to this type of events on a regular basis. A qualitative research has been conducted, using in-depth interviews to a non-probabilistic sample of common attendees of film festivals. Results shown that the main cause for going to a film festival is to watch movies premières and to get in touch with a sort of film that only these festivals can offer. The data collected also reflected that social interactions play an important role as motives to visit these cinematic events.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Milena Moreira de2016-04-21T10:10:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11422porAraújo, Milena Moreira de (2013). "Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:44:00Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/11422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
title Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
spellingShingle Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
Araújo, Milena Moreira de
Festivais de Cinema
Audiência
Cinema
Motivação
Investigação Motivacional
Comportamento do Consumidor
Film Festivals
Audience
Motivation
Motivation Research
Consumer Behavior
title_short Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
title_full Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
title_fullStr Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
title_full_unstemmed Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
title_sort Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
author Araújo, Milena Moreira de
author_facet Araújo, Milena Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Milena Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Festivais de Cinema
Audiência
Cinema
Motivação
Investigação Motivacional
Comportamento do Consumidor
Film Festivals
Audience
Motivation
Motivation Research
Consumer Behavior
topic Festivais de Cinema
Audiência
Cinema
Motivação
Investigação Motivacional
Comportamento do Consumidor
Film Festivals
Audience
Motivation
Motivation Research
Consumer Behavior
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-21T10:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11422
url http://hdl.handle.net/10400.5/11422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, Milena Moreira de (2013). "Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549355668733952