O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19418 |
Resumo: | Apetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências. |
id |
RCAP_12b1280ce67d90d3c1cf2e6ac5cdc024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation?TecnologiasManuaisCiênciasApetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências.Support students to develop multiple literacies that are future mobilized on society involve providing them with pedagogical-didactic resources promoters of the development of various competencies (DGE, 2017). In this context, the school textbooks has been undergoing several changes, with more and more the combination of paper support with technological resources. This article includes results from a study that intends to identify the characteristics of 5th year Natural Sciences school textbooks, and the consequent tendencies in terms of possibilities of transformation (Ross, 2011). The data were collected by analyzing the subject “The importance of water for living beings”, in six manuals edited by three Portuguese publishers. The results point to a variety of audiovisual resources, but they do not transform the manual in terms of interactivity and innovation. The conclusions highlight the need for further studies focused on the issue of pedagogical quality.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFigueiroa, AlcinaRodrigues, Ana Paula PereiraMonteiro, Angélica2019-07-09T14:00:25Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19418porFigueiroa, Alcina; Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica (2019). O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? = The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation? EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 30-441645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:54.240832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation? |
title |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
spellingShingle |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? Figueiroa, Alcina Tecnologias Manuais Ciências |
title_short |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
title_full |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
title_fullStr |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
title_full_unstemmed |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
title_sort |
O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? |
author |
Figueiroa, Alcina |
author_facet |
Figueiroa, Alcina Rodrigues, Ana Paula Pereira Monteiro, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ana Paula Pereira Monteiro, Angélica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiroa, Alcina Rodrigues, Ana Paula Pereira Monteiro, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Manuais Ciências |
topic |
Tecnologias Manuais Ciências |
description |
Apetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09T14:00:25Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19418 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueiroa, Alcina; Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica (2019). O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? = The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation? EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 30-44 1645-4774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135363128623104 |