O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiroa, Alcina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Ana Paula Pereira, Monteiro, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19418
Resumo: Apetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências.
id RCAP_12b1280ce67d90d3c1cf2e6ac5cdc024
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation?TecnologiasManuaisCiênciasApetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências.Support students to develop multiple literacies that are future mobilized on society involve providing them with pedagogical-didactic resources promoters of the development of various competencies (DGE, 2017). In this context, the school textbooks has been undergoing several changes, with more and more the combination of paper support with technological resources. This article includes results from a study that intends to identify the characteristics of 5th year Natural Sciences school textbooks, and the consequent tendencies in terms of possibilities of transformation (Ross, 2011). The data were collected by analyzing the subject “The importance of water for living beings”, in six manuals edited by three Portuguese publishers. The results point to a variety of audiovisual resources, but they do not transform the manual in terms of interactivity and innovation. The conclusions highlight the need for further studies focused on the issue of pedagogical quality.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFigueiroa, AlcinaRodrigues, Ana Paula PereiraMonteiro, Angélica2019-07-09T14:00:25Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19418porFigueiroa, Alcina; Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica (2019). O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? = The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation? EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 30-441645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:54.240832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation?
title O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
spellingShingle O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
Figueiroa, Alcina
Tecnologias
Manuais
Ciências
title_short O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
title_full O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
title_fullStr O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
title_full_unstemmed O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
title_sort O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?
author Figueiroa, Alcina
author_facet Figueiroa, Alcina
Rodrigues, Ana Paula Pereira
Monteiro, Angélica
author_role author
author2 Rodrigues, Ana Paula Pereira
Monteiro, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiroa, Alcina
Rodrigues, Ana Paula Pereira
Monteiro, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Manuais
Ciências
topic Tecnologias
Manuais
Ciências
description Apetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógicodidática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T14:00:25Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19418
url http://hdl.handle.net/10198/19418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiroa, Alcina; Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica (2019). O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação? = The school manual of natural sciences: educational: modification or transformation? EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 30-44
1645-4774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135363128623104