A importância da participação das crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Carolina Vilas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34548
Resumo: O presente relatório final responde a uma exigência legal para conclusão do mestrado em Educação Pré-Escolar e a consequente obtenção do grau de mestre. Dá nota da realização de um projeto de investigação-ação desenvolvido no quadro de um estágio pedagógico cumprido em contexto de jardim de infância no ano letivo de 2017- 2018, no quadro da UC de Prática Educativa, unidade curricular de prática educativa supervisionada. O projeto focou-se na importância da participação das crianças ao longo do seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Considerando como questão de partida, “Serão as crianças atores no seu processo de aprendizagem?”, delinearam-se um conjunto de objetivos específicos que contribuíram para delimitar o objeto de estudo, nomeadamente, utilizar estratégias de intervenção educacional para aprofundar a participação das crianças, reconhecer as crianças como atores no processo de aprendizagem e desenvolvimento, analisar as perceções das crianças relativamente à importância da sua participação e estimular a autonomia nas crianças. Enquadrado num contexto de jardim de infância, tinha como destinatários crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, de onde resultou uma intervenção pedagógica que difundiu a compreensão da criança como um ser dotado de experiências e de conhecimentos que podem e devem ser utilizados aquando do seu desenvolvimento como indivíduo ativo de uma sociedade. Enquadrado numa investigação de natureza qualitativa, adota-se a investigação-ação como estratégia de investigação, com recurso a técnicas de recolha de dados, como a observação participante, a entrevista com a educadora cooperante e a realização de grupos focais com as crianças, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo. O projeto de investigação permite entender a criança como construtora do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem através de estratégias de intervenção educacional que visam a sua participação ativa, nomeadamente, na planificação e gestão da rotina diária. Deste modo, ao envolver as crianças num processo de reflexão acerca das suas ações e escolhas, dando espaço e tempo para expressarem as suas ideias e opiniões, proporcionam-se experiências onde as crianças, dando-lhes voz, se sentem participantes.
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