Narrativas e significados da doença em crianças com diabetes Mellitustipo 1: contributos de um estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862007000100005 |
Resumo: | O corrente artigo apresenta um estudo realizado junto de crianças com diabetes mellitus tipo 1, cujo principal objectivo é compreender e explorar a experiência de doença percepcionada pelas mesmas. É descrita a metodologia de referência - grounded theory - de cariz qualitativo. Para a recolha dos dados foi usada a entrevista semi-estruturada. A amostra é composta por 10 crianças igualmente distribuídas por género, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A recolha dos dados foi realizada no Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, no Porto. Os resultados evidenciam a magnitude da experiência de doença nas narrativas destas crianças. São visíveis elementos culturais e sociais nestas narrativas, que permitem uma análise mais detalhada de acordo com alguns modelos de conceptualização narrativa seleccionados. Este estudo alerta ainda para a necessidade de considerar estes aspectos na intervenção junto desta população e reforça também a importância do psicólogo nesta área. |
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Narrativas e significados da doença em crianças com diabetes Mellitustipo 1: contributos de um estudo qualitativoAbordagem narrativaAdesão terapêuticaDiabetes mellitusDoença crónicaSignificações de doençaO corrente artigo apresenta um estudo realizado junto de crianças com diabetes mellitus tipo 1, cujo principal objectivo é compreender e explorar a experiência de doença percepcionada pelas mesmas. É descrita a metodologia de referência - grounded theory - de cariz qualitativo. Para a recolha dos dados foi usada a entrevista semi-estruturada. A amostra é composta por 10 crianças igualmente distribuídas por género, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A recolha dos dados foi realizada no Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, no Porto. Os resultados evidenciam a magnitude da experiência de doença nas narrativas destas crianças. São visíveis elementos culturais e sociais nestas narrativas, que permitem uma análise mais detalhada de acordo com alguns modelos de conceptualização narrativa seleccionados. Este estudo alerta ainda para a necessidade de considerar estes aspectos na intervenção junto desta população e reforça também a importância do psicólogo nesta área.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862007000100005Psicologia, Saúde & Doenças v.8 n.1 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862007000100005Aguiar,Sara Moreira ResseFonte,Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:15:25Zoai:scielo:S1645-00862007000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:47.510276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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