Narrativas e significados da doença em crianças com diabetes Mellitustipo 1: contributos de um estudo qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar,Sara Moreira Resse
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fonte,Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862007000100005
Resumo: O corrente artigo apresenta um estudo realizado junto de crianças com diabetes mellitus tipo 1, cujo principal objectivo é compreender e explorar a experiência de doença percepcionada pelas mesmas. É descrita a metodologia de referência - grounded theory - de cariz qualitativo. Para a recolha dos dados foi usada a entrevista semi-estruturada. A amostra é composta por 10 crianças igualmente distribuídas por género, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A recolha dos dados foi realizada no Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, no Porto. Os resultados evidenciam a magnitude da experiência de doença nas narrativas destas crianças. São visíveis elementos culturais e sociais nestas narrativas, que permitem uma análise mais detalhada de acordo com alguns modelos de conceptualização narrativa seleccionados. Este estudo alerta ainda para a necessidade de considerar estes aspectos na intervenção junto desta população e reforça também a importância do psicólogo nesta área.
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