FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Viana, Rita
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baptista, Sérgio, Alexandrino , Henrique, Vaz, Fábio, Madeira, Filipa, Carvalho, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.31683
Resumo: Introdução: A pandemia COVID-19 promoveu o ensino híbrido. O principal objetivo deste estudo é compará-lo com o ensino presencial a nível da aquisição de conhecimento e competências na abordagem da via aérea. Secundariamente, avaliar a opinião dos participantes relativamente aos dois formatos de aprendizagem. Finalmente, criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Métodos: Ensaio de controlo randomizado com dezasseis alunos de medicina: grupo de controlo presenciou uma palestra sobre a abordagem da via aérea em trauma; grupo de estudo teve acesso a conteúdo equivalente em formato online. Ambos participaram numa aula prática presencial, um teste de conhecimentos e uma avaliação prática. A última foi avaliada por três observadores externos através da ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Os resultados foram analisados com o teste Mann-Whitney. Para a validação da ferramenta de avaliação, foi calculado o coeficiente de correlação intra-classe. Todos os alunos responderam a um questionário de opinião, avaliado através dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultados: Não existe diferença significativa entre os resultados teóricos e práticos dos grupos (sig>0,05). A concordância entre os observadores foi moderada. A análise do questionário de opinião mostrou que os estudantes preferem o ensino híbrido. Discussão e Conclusão: O ensino da abordagem das vias aéreas em contexto de trauma pode ser realizado de modo híbrido sem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. A ferramenta de avaliação é útil, no entanto, necessita de ser aperfeiçoada. Os estudantes estão interessados no ensino híbrido.
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