FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIAL
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.31683 |
Resumo: | Introdução: A pandemia COVID-19 promoveu o ensino híbrido. O principal objetivo deste estudo é compará-lo com o ensino presencial a nível da aquisição de conhecimento e competências na abordagem da via aérea. Secundariamente, avaliar a opinião dos participantes relativamente aos dois formatos de aprendizagem. Finalmente, criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Métodos: Ensaio de controlo randomizado com dezasseis alunos de medicina: grupo de controlo presenciou uma palestra sobre a abordagem da via aérea em trauma; grupo de estudo teve acesso a conteúdo equivalente em formato online. Ambos participaram numa aula prática presencial, um teste de conhecimentos e uma avaliação prática. A última foi avaliada por três observadores externos através da ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Os resultados foram analisados com o teste Mann-Whitney. Para a validação da ferramenta de avaliação, foi calculado o coeficiente de correlação intra-classe. Todos os alunos responderam a um questionário de opinião, avaliado através dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultados: Não existe diferença significativa entre os resultados teóricos e práticos dos grupos (sig>0,05). A concordância entre os observadores foi moderada. A análise do questionário de opinião mostrou que os estudantes preferem o ensino híbrido. Discussão e Conclusão: O ensino da abordagem das vias aéreas em contexto de trauma pode ser realizado de modo híbrido sem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. A ferramenta de avaliação é útil, no entanto, necessita de ser aperfeiçoada. Os estudantes estão interessados no ensino híbrido. |
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FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIALFORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIALArtigo OriginalIntrodução: A pandemia COVID-19 promoveu o ensino híbrido. O principal objetivo deste estudo é compará-lo com o ensino presencial a nível da aquisição de conhecimento e competências na abordagem da via aérea. Secundariamente, avaliar a opinião dos participantes relativamente aos dois formatos de aprendizagem. Finalmente, criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Métodos: Ensaio de controlo randomizado com dezasseis alunos de medicina: grupo de controlo presenciou uma palestra sobre a abordagem da via aérea em trauma; grupo de estudo teve acesso a conteúdo equivalente em formato online. Ambos participaram numa aula prática presencial, um teste de conhecimentos e uma avaliação prática. A última foi avaliada por três observadores externos através da ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Os resultados foram analisados com o teste Mann-Whitney. Para a validação da ferramenta de avaliação, foi calculado o coeficiente de correlação intra-classe. Todos os alunos responderam a um questionário de opinião, avaliado através dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultados: Não existe diferença significativa entre os resultados teóricos e práticos dos grupos (sig>0,05). A concordância entre os observadores foi moderada. A análise do questionário de opinião mostrou que os estudantes preferem o ensino híbrido. Discussão e Conclusão: O ensino da abordagem das vias aéreas em contexto de trauma pode ser realizado de modo híbrido sem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. A ferramenta de avaliação é útil, no entanto, necessita de ser aperfeiçoada. Os estudantes estão interessados no ensino híbrido.Introduction: Blended learning gained emphasis with the COVID-19 pandemic. The main objective of this study was to compare blended to live learning regarding knowledge and skills acquisition in airway approach. Secondly, we intended to assess the participants' perception regarding the different formats and the role of simulation in undergraduate medical teaching of airway skills. Finally, we aimed to create and validate an assessment tool for airway management skills. Methods: A randomized controlled trial was conducted with sixteen medical students. The control group attended a live lecture on airway approach in trauma. The study group had access to the content in an asynchronous online format. All participants were submitted to a live practical session, a knowledge test, and a skill evaluation. The latter was analyzed by three external observers through a Trauma Airway Assessment Tool. The results were evaluated using the Mann-Whitney test. For the assessment tool validation, the intraclass correlation coefficient was calculated. All candidates replied to an opinion survey, which was evaluated using the Mann-Whitney and Wilcoxon tests. Results: There was no significant difference between the theoretical and practical evaluations of both groups (sig>0.05). The agreement between the observers was moderate. The opinion’s survey showed that students prefer blended learning. Discussion and Conclusion: The teaching of the airway approach in trauma settings can be performed through blended format without impairing student learning. The Trauma Airway Assessment Tool is useful but needs to be improved. Students are motivated in blended learning and the integration of simulation into medical education.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.31683por0871-6099Rodrigues Viana, RitaBaptista, SérgioAlexandrino , HenriqueVaz, FábioMadeira, FilipaCarvalho, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T09:24:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:17.246947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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