Estudo comparativo de manuais escolares de estudo do meio (2001 a 2010): a abordagem da higiene do corpo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19538 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente) |
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Estudo comparativo de manuais escolares de estudo do meio (2001 a 2010): a abordagem da higiene do corpo613371.671.1373.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)Os aspetos que envolvem a higiene e a higiene do corpo estão sujeitos a forte regulamentação, porém é necessário que todo o cidadão se esclareça e motive para fomentar hábitos de higiene. Esta aprendizagem inicia-se na infância, tendo a escola um papel fundamental neste processo. O manual escolar constitui o principal recurso didático-pedagógico, do processo de ensino e de aprendizagem, por parte de uma grande parte dos docentes. Assim é expectável que utilizem um discurso ou, no caso dos manuais do 1.º ano, discurso e imagens, que proporcione uma abordagem o mais completa possível das temáticas, apesar de caber ao professor completar o que é sugerido nos manuais. Neste estudo procuramos perceber de que forma o regime de avaliação, certificação e adoção aplicável aos manuais escolares influenciou o modo como a higiene do corpo é abordada no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do nosso estudo é compreender de que forma ocorreu uma evolução (ou não) na abordagem da higiene do corpo. Para a consecução do nosso objetivo procedemos à recolha de trinta e sete manuais, datados a partir de 2001 até 2010, apreciando-os com base em sete princípios: banho, cabelo, dentes, mãos e unhas, sono, vestuário e calçado e zonas específicas. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias à posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para comparar os manuais escolares. De acordo com os resultados obtidos, verificamos que quer os manuais anteriores à referida legislação, quer os editados depois abordam de forma semelhante os conteúdos de higiene do corpo. Em nenhum dos casos foi encontrada uma discrepância entre os manuais antes e depois da referida lei, o que nos leva a concluir que esta legislação não trouxe nada de novo, no que à higiene do corpo se refere.The aspects that involve body hygiene and cleanliness are subject to tight regulation, however it is necessary to encourage and motivate every citizen in order to promote hygiene habits. This learning process begins in childhood, having the school a key role in this process. The school textbook is the main didactic and pedagogical feature in the teaching and learning process used by most teachers. So it is expected that textbooks use a discourse or (in the case of the primary class) discourse and images, that provides the most complete possible approach of the themes, although teachers must complete the information suggested in the manuals. In this study we seek to understand how the system of assessment, certification and adoption by textbooks influenced how body hygiene is covered in the first year of school. The main objective of our study is to understand whether or not there was an evolution regarding body hygiene. To achieve our goal, we collect thirty-seven textbooks, dating from 2001 to 2010, assessing them on seven principles: bath, hair, teeth, hands and nails, sleep, clothing, footwear and specific areas. This assessment, supported by a methodological approach based on content analysis, on the establishment of categories a porteriori, on cluster analysis and on preparing dendograms helped to compare the textbooks. According to the obtained results, we find that both the textbooks prior to the referred legislation or those published after address in a similar way the contents of personal hygiene. In neither case was found a discrepancy between the textbooks before or after the legislation, which leads us to conclude that this law did not bring anything new in what concerns body hygiene.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoBraga, Marta Eduarda Bigas20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:11.194655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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