A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samagaio, Florbela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2766
Resumo: Considerando as transformações sociais ocorridas no século XIX, este artigo propõe um olhar cruzado entre a Pedagogia Social e a Sociologia na construção do conhecimento sobre a intervenção socioeducativa, cujo domínio de atuação tem vindo a ganhar terreno enquanto prática de trabalho social nos últimos anos em Portugal. Neste sentido, o artigo procura apresentar a Educação Social como uma prática de trabalho única e original, partindo das problemáticas sociais singulares, conjugando as perspetivas social e educativa num olhar diferenciador face às mesmas. Procura-se salientar a potencialidade da Educação Não Formal na conceção de políticas educacionais inovadoras na medida em que se ajustam às exigências sentidas no (i)mediato no contexto das realidades sociais. Destaca-se fundamentalmente o caráter dinâmico inerente à prática socioeducativa para o qual se convoca a noção de trajetória de mudança ao serviço dos indivíduos e das comunidades
id RCAP_1302ddf6f925616b24edc6b772dbe284
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantesEducação socialIntervenção socioeducativaTrabalho socialEducação Não FormalProjetos sociaisConsiderando as transformações sociais ocorridas no século XIX, este artigo propõe um olhar cruzado entre a Pedagogia Social e a Sociologia na construção do conhecimento sobre a intervenção socioeducativa, cujo domínio de atuação tem vindo a ganhar terreno enquanto prática de trabalho social nos últimos anos em Portugal. Neste sentido, o artigo procura apresentar a Educação Social como uma prática de trabalho única e original, partindo das problemáticas sociais singulares, conjugando as perspetivas social e educativa num olhar diferenciador face às mesmas. Procura-se salientar a potencialidade da Educação Não Formal na conceção de políticas educacionais inovadoras na medida em que se ajustam às exigências sentidas no (i)mediato no contexto das realidades sociais. Destaca-se fundamentalmente o caráter dinâmico inerente à prática socioeducativa para o qual se convoca a noção de trajetória de mudança ao serviço dos indivíduos e das comunidadesConsidering the social transformations that took place in the 19th century, this article proposes a cross -view between Social Pedagogy and Sociology in the construction of knowledge about socio -educational intervention, whose domain of practice has gained ground as a social work practice in recent years in Portugal.In this sense, the article seeks to present Social Education as a unique and original work practice, starting from the singular social problems, combining the social and educational perspectives in a differentiating view of them. It is sought to highlight the potential of Non-formal Education in the design of innovative educational policies insofar as they fit the requirements felt in (i) mediate in the context of social realities. The dynamic character inherent in the socio-educational practice is fundamentally emphasized, which calls for the notion of trajectory of change at service for individuals and communities2019-06-04T08:39:01Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2766por2446-6220https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952660Samagaio, Florbelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:30.938044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
title A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
spellingShingle A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
Samagaio, Florbela
Educação social
Intervenção socioeducativa
Trabalho social
Educação Não Formal
Projetos sociais
title_short A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
title_full A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
title_fullStr A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
title_full_unstemmed A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
title_sort A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes
author Samagaio, Florbela
author_facet Samagaio, Florbela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samagaio, Florbela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação social
Intervenção socioeducativa
Trabalho social
Educação Não Formal
Projetos sociais
topic Educação social
Intervenção socioeducativa
Trabalho social
Educação Não Formal
Projetos sociais
description Considerando as transformações sociais ocorridas no século XIX, este artigo propõe um olhar cruzado entre a Pedagogia Social e a Sociologia na construção do conhecimento sobre a intervenção socioeducativa, cujo domínio de atuação tem vindo a ganhar terreno enquanto prática de trabalho social nos últimos anos em Portugal. Neste sentido, o artigo procura apresentar a Educação Social como uma prática de trabalho única e original, partindo das problemáticas sociais singulares, conjugando as perspetivas social e educativa num olhar diferenciador face às mesmas. Procura-se salientar a potencialidade da Educação Não Formal na conceção de políticas educacionais inovadoras na medida em que se ajustam às exigências sentidas no (i)mediato no contexto das realidades sociais. Destaca-se fundamentalmente o caráter dinâmico inerente à prática socioeducativa para o qual se convoca a noção de trajetória de mudança ao serviço dos indivíduos e das comunidades
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04T08:39:01Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2766
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2446-6220
https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630908997632