Trajetórias Paralelas: qualidade da vinculação e comportamento em adolescentes de uma escola técnica e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Vera Filipa da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Simões, Sónia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/805
Resumo: A qualidade da vinculação aos pais e pares tem sido descrita como uma variável reguladora no desenvolvimento de problemas do comportamento. O objetivo principal deste estudo foi explorar a existência de associações entre a qualidade de vinculação (ao pai, à mãe e aos amigos) e os problemas de comportamento (internalizantes e externalizantes) em adolescentes. O comportamento foi avaliado pelo Youth Self Report (YSR) e a qualidade das relações de vinculação pelo Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA). A amostra em estudo foi composta por alunos que frequentavam os cursos técnicos e profissionais numa escola da cidade de Coimbra, com idades entre os 14 e os 18 anos (M = 16,1). As análises de correlação entre o IPPA e o YSR revelaram maiores associações entre a Alienação Pai e Mãe com as diferentes perturbações do comportamento. Destaca-se a importância desta dimensão na associação com as diferentes perturbações avaliadas pelo YSR. Os nossos resultados fortaleceram a ideia de que os problemas de comportamento internalizante e externalizante evidenciados pelos adolescentes tendem a estar estreitamente relacionados com a qualidade das representações internas que estes organizaram das suas vivências com os principais cuidadores. / The quality of parents and peer attachment have been described as a regulatory variable in the development of behavioral problems. The main purpose of this study was to explore the existence of correlations between the attachment quality (to father, mother and friends) and the behavioral problems (internalizing and externalizing) in adolescents. The behavior was evaluated by Youth Self Report (YRS) and the attachment quality by Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA). The sample was composed of students from 14 to 18 years old (M = 16,1) attending technician and professional courses in a school of Coimbra. The correlation analysis between IPPA and YRS revealed higher associations between the Father and Mother Alienation with the several behavioral disturbances. This dimension is relevant in the association with the different disturbances accessed by YSR. Our results strengthened the idea that the internalizing and externalizing behavioral problems exhibited by the adolescents tend to be strictly related with the quality of internal working models that they developed through life experiences with the primary caregivers.
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