Trajet?rias Paralelas: qualidade da vincula??o e comportamento em adolescentes de uma escola t?cnica e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Vera Filipa da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/805
Resumo: A qualidade da vincula??o aos pais e pares tem sido descrita como uma vari?vel reguladora no desenvolvimento de problemas do comportamento. O objetivo principal deste estudo foi explorar a exist?ncia de associa??es entre a qualidade de vincula??o (ao pai, ? m?e e aos amigos) e os problemas de comportamento (internalizantes e externalizantes) em adolescentes. O comportamento foi avaliado pelo Youth Self Report (YSR) e a qualidade das rela??es de vincula??o pelo Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA). A amostra em estudo foi composta por alunos que frequentavam os cursos t?cnicos e profissionais numa escola da cidade de Coimbra, com idades entre os 14 e os 18 anos (M = 16,1). As an?lises de correla??o entre o IPPA e o YSR revelaram maiores associa??es entre a Aliena??o Pai e M?e com as diferentes perturba??es do comportamento. Destaca-se a import?ncia desta dimens?o na associa??o com as diferentes perturba??es avaliadas pelo YSR. Os nossos resultados fortaleceram a ideia de que os problemas de comportamento internalizante e externalizante evidenciados pelos adolescentes tendem a estar estreitamente relacionados com a qualidade das representa??es internas que estes organizaram das suas viv?ncias com os principais cuidadores. / The quality of parents and peer attachment have been described as a regulatory variable in the development of behavioral problems. The main purpose of this study was to explore the existence of correlations between the attachment quality (to father, mother and friends) and the behavioral problems (internalizing and externalizing) in adolescents. The behavior was evaluated by Youth Self Report (YRS) and the attachment quality by Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA). The sample was composed of students from 14 to 18 years old (M = 16,1) attending technician and professional courses in a school of Coimbra. The correlation analysis between IPPA and YRS revealed higher associations between the Father and Mother Alienation with the several behavioral disturbances. This dimension is relevant in the association with the different disturbances accessed by YSR. Our results strengthened the idea that the internalizing and externalizing behavioral problems exhibited by the adolescents tend to be strictly related with the quality of internal working models that they developed through life experiences with the primary caregivers.
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