Estado da Educação 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Elisabete
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2360
Resumo: Esta comunicação tem por base uma investigação realizada acerca da criação dos novos cursos de Formação de Professores em Portugal, com o objetivo de se analisarem as implicações do processo de Bolonha na formação inicial de professores das Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, tendo-se procurado perceber como foram operacionalizadas essas mudanças nestas Instituições de Ensino Superior. O estudo permitiu aferir várias conclusões, de entre as quais se destaca o facto de, na criação destas novas formações, ter havido pouca ponderação e um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos de estudos iniciais, efetivados com demasiada rapidez e apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do enquadramento legal que os definiu. O tempo tem vindo a confirmar as conclusões do estudo, nomeadamente com a promulgação do Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio, que veio procurar resolver os problemas decorrentes da legislação inicial, introduzindo um enquadramento legal mais consentâneo com a realidade portuguesa e procurando (re)valorizar a atual formação inicial de professores em Portugal.
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