Estado da Educação 2014
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2360 |
Resumo: | Esta comunicação tem por base uma investigação realizada acerca da criação dos novos cursos de Formação de Professores em Portugal, com o objetivo de se analisarem as implicações do processo de Bolonha na formação inicial de professores das Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, tendo-se procurado perceber como foram operacionalizadas essas mudanças nestas Instituições de Ensino Superior. O estudo permitiu aferir várias conclusões, de entre as quais se destaca o facto de, na criação destas novas formações, ter havido pouca ponderação e um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos de estudos iniciais, efetivados com demasiada rapidez e apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do enquadramento legal que os definiu. O tempo tem vindo a confirmar as conclusões do estudo, nomeadamente com a promulgação do Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio, que veio procurar resolver os problemas decorrentes da legislação inicial, introduzindo um enquadramento legal mais consentâneo com a realidade portuguesa e procurando (re)valorizar a atual formação inicial de professores em Portugal. |
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Estado da Educação 2014Esta comunicação tem por base uma investigação realizada acerca da criação dos novos cursos de Formação de Professores em Portugal, com o objetivo de se analisarem as implicações do processo de Bolonha na formação inicial de professores das Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, tendo-se procurado perceber como foram operacionalizadas essas mudanças nestas Instituições de Ensino Superior. O estudo permitiu aferir várias conclusões, de entre as quais se destaca o facto de, na criação destas novas formações, ter havido pouca ponderação e um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos de estudos iniciais, efetivados com demasiada rapidez e apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do enquadramento legal que os definiu. O tempo tem vindo a confirmar as conclusões do estudo, nomeadamente com a promulgação do Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio, que veio procurar resolver os problemas decorrentes da legislação inicial, introduzindo um enquadramento legal mais consentâneo com a realidade portuguesa e procurando (re)valorizar a atual formação inicial de professores em Portugal.Conselho Nacional de Educação (CNE)2015-01-01T00:00:00Z2016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10314/2360http://hdl.handle.net/10314/2360por978-972-8360-91-71647-8541Brito, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:12Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:00.211643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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