Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andréia Melchiades
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20414
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – vertente de Comunicação Estratégica
id RCAP_131fd21ee6f10f3b9553a941060704f7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSPComunicação estratégicaRelacionamento organização-públicosResolução de problemasLong life learningStrategic communicationOrganization-public relationsProblem solvingLong life learningDissertação de Mestrado em Comunicação Social – vertente de Comunicação EstratégicaOs estudos de formação avançada tornam-se cada vez mais relevantes. Para os recémlicenciados, impõem-se como forma de responder às exigências do mercado de trabalho em que o constante aprendizado é realidade. Para as instituições de ensino superior, fazem parte do seu objetivo de promover o long life learning. Recentemente, significam também uma fonte de renda importante, sobretudo no caso das instituições públicas em Portugal, que precisam de recursos próprios para se manter. Ainda que alunos e instituições partilhem deste interesse comum, verifica-se, pelo menos no caso do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), que poucos alunos permanecem na instituição para os cursos de formação avançada. Por este motivo, este estudo tem como objetivo efetuar um diagnóstico das necessidades de comunicação de alunos em relação ao prosseguimento de estudos no ISCSP após a licenciatura, através da comunicação estratégica e tendo como moldura teórica as teorias relacional e situacional da resolução de problemas. Os dados recolhidos a partir de análise documental, entrevistas semiestruturadas em profundidade a dirigentes e focus groups a alunos permitiram a elaboração de um inquérito por questionário aplicado aos alunos do ISCSP, caracterizando a pesquisa como de método misto sequencial exploratório. As principais conclusões sugerem que, para permanecer na mesma instituição, os alunos precisam ter confiança, abertura, envolvimento, compromisso, reciprocidade, e entendimento mútuo com a escola. Passivos, nem sempre iniciam a ação comunicativa para resolver um problema e, por isso, esperam que a instituição informe sua oferta educativa. A opinião das fontes pessoais, como amigos e familiares, e as impessoais, como docentes, são valorizadas pelos alunos e, por isso, devem ser realçadas pela instituição. Para atrair e reter seus alunos, o ISCSP concorre com instituições que têm postura de disputa de mercado mais estabelecida, têm maior institucionalização da comunicação e estão mais presentes nas redes sociais digitais.Advanced studies, as masters and PhDs, are becoming increasingly relevant. For recent graduates, they impose themselves as a way to respond to the labour market´s demands, in which constant learning is a reality. For educational institutions, they are part of their objective to promote long-life learning. Recently, they also represent an important source of income, especially in the case of public institutions in Portugal, which increasingly have to seek their resources to maintain themselves. Although students and institutions share this common interest, it appears, at least in the case of the Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas(ISCSP), that few studentsremain in the institution for advanced studies. For this reason, this research aims to make a diagnosis of the communication needs of concerning the continuation of studies at ISCSP after graduation. Strategic communication, the relational theory and the situational theory of resolution of problems are the frameworks for this study. The data collected from documentary analysis, in-depth semi-structured interviews with directors and focus groups to students allowed the development of a questionnaire survey applied to ISCSP students, characterizing the research as a sequential exploratory mixed method. The main conclusions suggest that to remain at the same institution, students must have trust, openness, involvement, commitment, reciprocity, and mutual understanding with the university. As the students tend to be passive, they do not always initiate communicative action to solve a problem and, therefore, expect the institution to inform its educational offer. The opinion of personal sources, such as friends and family, and impersonal sources, such as teachers, are valued by students and, therefore, should be highlighted by the institution. To attract and retain its students, ISCSP competes with institutions that have a more established market dispute stance, have greater institutionalization of communication and are more present on digital social networks.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaSoares, Andréia Melchiades2020-09-30T15:12:31Z2020-09-032020-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20414TID:202521788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:10.315638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
title Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
spellingShingle Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
Soares, Andréia Melchiades
Comunicação estratégica
Relacionamento organização-públicos
Resolução de problemas
Long life learning
Strategic communication
Organization-public relations
Problem solving
Long life learning
title_short Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
title_full Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
title_fullStr Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
title_full_unstemmed Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
title_sort Comunicação e prosseguimento de estudos em instituição de ensino superior: o exemplo dos alunos licenciados do ISCSP
author Soares, Andréia Melchiades
author_facet Soares, Andréia Melchiades
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sebastião, Sónia Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Andréia Melchiades
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Relacionamento organização-públicos
Resolução de problemas
Long life learning
Strategic communication
Organization-public relations
Problem solving
Long life learning
topic Comunicação estratégica
Relacionamento organização-públicos
Resolução de problemas
Long life learning
Strategic communication
Organization-public relations
Problem solving
Long life learning
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – vertente de Comunicação Estratégica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30T15:12:31Z
2020-09-03
2020-09-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20414
TID:202521788
url http://hdl.handle.net/10400.5/20414
identifier_str_mv TID:202521788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131144001683456