A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/140489 |
Resumo: | Neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky. |
id |
RCAP_13242c3367340f5d817766e50c2f6166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/140489 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da HistóriaPassadoPresenteConsciência históricaCidadaniaPastPresentHistorical consciousnessCitizenshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaNeste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky.This Supervised Teaching Practice Report discusses the possibility of a History Didactics centered on the relationship between the present and the past, fulfilling the objective of motivating students to study the subject, while helping to create a worldview able to promote the values of tolerance, democracy, and citizen responsibility. We will look for contact points between Bento de Jesus Caraça's idea of the Integral Culture of the Individual and the concept of historical consciousness proposed by Jörn Rüsen, and developed by others, in order to reflect on the importance of History in the context of an educational system that does not seems able to stop the spread of what Gilles Lipovetsky has called light citizenship.Alves, Daniel RibeiroHenriques, Raquel PereiraRUNViana, José Alfredo Carneiro Teixeira2022-06-22T12:33:57Z2022-04-262022-01-252022-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140489TID:203008782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:39Zoai:run.unl.pt:10362/140489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:41.339870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
title |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
spellingShingle |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira Passado Presente Consciência histórica Cidadania Past Present Historical consciousness Citizenship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
title_full |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
title_fullStr |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
title_full_unstemmed |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
title_sort |
A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História |
author |
Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira |
author_facet |
Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Daniel Ribeiro Henriques, Raquel Pereira RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Passado Presente Consciência histórica Cidadania Past Present Historical consciousness Citizenship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Passado Presente Consciência histórica Cidadania Past Present Historical consciousness Citizenship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
description |
Neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22T12:33:57Z 2022-04-26 2022-01-25 2022-04-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/140489 TID:203008782 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/140489 |
identifier_str_mv |
TID:203008782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138095068610560 |