A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/140489
Resumo: Neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky.
id RCAP_13242c3367340f5d817766e50c2f6166
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/140489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da HistóriaPassadoPresenteConsciência históricaCidadaniaPastPresentHistorical consciousnessCitizenshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaNeste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky.This Supervised Teaching Practice Report discusses the possibility of a History Didactics centered on the relationship between the present and the past, fulfilling the objective of motivating students to study the subject, while helping to create a worldview able to promote the values of tolerance, democracy, and citizen responsibility. We will look for contact points between Bento de Jesus Caraça's idea of the Integral Culture of the Individual and the concept of historical consciousness proposed by Jörn Rüsen, and developed by others, in order to reflect on the importance of History in the context of an educational system that does not seems able to stop the spread of what Gilles Lipovetsky has called light citizenship.Alves, Daniel RibeiroHenriques, Raquel PereiraRUNViana, José Alfredo Carneiro Teixeira2022-06-22T12:33:57Z2022-04-262022-01-252022-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140489TID:203008782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:39Zoai:run.unl.pt:10362/140489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:41.339870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
title A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
spellingShingle A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira
Passado
Presente
Consciência histórica
Cidadania
Past
Present
Historical consciousness
Citizenship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
title_full A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
title_fullStr A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
title_full_unstemmed A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
title_sort A história como retrovisor: a correlação entre presente e passado na didática da História
author Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira
author_facet Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Daniel Ribeiro
Henriques, Raquel Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, José Alfredo Carneiro Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Passado
Presente
Consciência histórica
Cidadania
Past
Present
Historical consciousness
Citizenship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Passado
Presente
Consciência histórica
Cidadania
Past
Present
Historical consciousness
Citizenship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada discute-se a possibilidade de uma Didática da História centrada na relação entre presente e passado cumprir o objetivo de motivar os alunos para o estudo da disciplina e, simultaneamente, de ajudar na construção de uma mundivisão que os comprometa com os valores da tolerância, da democracia e da responsabilidade cidadã. Partindo da ideia de Cultura Integral do Indivíduo, de Bento de Jesus Caraça, procuram-se pontos de contacto entre esta e o conceito de consciência histórica, proposto por Jörn Rüsen e desenvolvidos por outros autores, para refletir sobre a importância da História no quadro de um sistema educativo que parece não estar a conseguir travar o alastramento da cidadania light a que se refere Gilles Lipovetsky.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22T12:33:57Z
2022-04-26
2022-01-25
2022-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/140489
TID:203008782
url http://hdl.handle.net/10362/140489
identifier_str_mv TID:203008782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138095068610560