Contributo para o desenho do Sistema de Transportes Públicos de Passageiros no concelho de Cascais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luís Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36237
Resumo: O progressivo crescimento da população e de visitantes no Concelho de Cascais refletem-se diretamente no aumento das deslocações, principalmente na utilização do automóvel comprometendo a sustentabilidade ambiental e económica. Pretende-se que este trabalho demonstre que o transporte público rodoviário de passageiros e os modos suaves constituam um modelo alternativo de mobilidade sustentável e seja motivo de reflexão para as entidades competentes. A proposta deste trabalho insere-se no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Cascais, entidade que passou a dispor, no domínio do transporte público rodoviário de passageiros, as atribuições e competências estabelecidas no Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros. O relatório apresentado pretende ser um contributo para o desenho do Sistema de Transportes Públicos Rodoviários de Passageiros no Concelho de Cascais permitindo a monitorização da prestação de serviço. Os vários modos de transporte utilizados (bicicleta, pedonal, transporte individual, transporte público rodoviário e ferroviário) são combinados de diversas formas, para o mesmo par origem/destino. O objetivo desta combinação é a comparação de tempos de percurso e os custos para o utilizador. O tempo e os custos são diferenciados consoante os períodos do dia (corpo do dia, período de ponta da manhã e período de ponta da tarde). O programa utilizado exibe o percurso mais curto entre o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino), escolhidos pelo utilizador, fazendo uma consulta à Base de Dados. O resultado final permite visualizar num mapa o percurso mais curto a percorrer, entre o par origem/destino, bem como o tempo de percurso e distância. Neste contexto, estes resultados podem ser relacionados com os custos da operação (análise bibliográfica) dos diversos modos de transporte a partir de uma tecnologia de informação geográfica, que permite criar, editar e manusear várias camadas de informação geográficas através de uma ferramenta rápida e precisa.
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A proposta deste trabalho insere-se no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Cascais, entidade que passou a dispor, no domínio do transporte público rodoviário de passageiros, as atribuições e competências estabelecidas no Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros. O relatório apresentado pretende ser um contributo para o desenho do Sistema de Transportes Públicos Rodoviários de Passageiros no Concelho de Cascais permitindo a monitorização da prestação de serviço. Os vários modos de transporte utilizados (bicicleta, pedonal, transporte individual, transporte público rodoviário e ferroviário) são combinados de diversas formas, para o mesmo par origem/destino. O objetivo desta combinação é a comparação de tempos de percurso e os custos para o utilizador. O tempo e os custos são diferenciados consoante os períodos do dia (corpo do dia, período de ponta da manhã e período de ponta da tarde). O programa utilizado exibe o percurso mais curto entre o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino), escolhidos pelo utilizador, fazendo uma consulta à Base de Dados. O resultado final permite visualizar num mapa o percurso mais curto a percorrer, entre o par origem/destino, bem como o tempo de percurso e distância. Neste contexto, estes resultados podem ser relacionados com os custos da operação (análise bibliográfica) dos diversos modos de transporte a partir de uma tecnologia de informação geográfica, que permite criar, editar e manusear várias camadas de informação geográficas através de uma ferramenta rápida e precisa.The progressive increase of the population and number of visitors of the Municipality of Cascais is reflected directly in the increase of the displacements, mainly in the use of the automobile compromising the environmental and economic sustainability. The aim of this work is to demonstrate that public road passenger transport and soft modes are an alternative model of sustainable mobility and are a reason for reflection for the competent authorities. The proposal of this work falls within the scope of the internship held in the City Hall of Cascais (October to June 2017/2018), which has, in the field of public road passenger transport, the duties and competences established in the Legal Regime of the Service Passenger Transport Public. The presented report intends to be a contribution to the design of the Public Road Transportation System of Passengers in the Municipality of Cascais allowing the monitoring of the service rendering. The various modes of transport (bicycle, pedestrian, individual transport, public road transport and public transport rail) are combined in different ways, for the same source / destination pair. The purpose of this combination is to compare travel times and costs to the user. The time and costs are differentiated according to the periods of the day (peak times and off-peak times). The program used shows the shortest route between the starting point (source) and the destination point (destination), chosen by the user, by consulting the Database. The final result allows to visualize on a map the shortest route to go, between the origin / destination pair, as well as the travel time and distance. In this context, these results can be related to the costs of the operation (bibliographic analysis) of the various modes of transport using a geographic information technology, GIS, which allows to create, edit and manipulate several layers of geographic information through a tool that is fast and accurate.Marques da Costa, NunoRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Luís Manuel2019-01-03T14:37:26Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36237TID:202126749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:32.249129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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