Aparelhos funcionais no tratamento do síndrome da apneia obstrutiva do sono em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11816/3777 |
Resumo: | Introdução: As más oclusões por vezes estão associadas à síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), como o retrognatismo, mordidas cruzadas uni ou bilaterais, overjet etc... Os tratamentos ortodônticos têm uma importância fundamental no tratamento da SAOS em crianças e adolescentes, por proporcionarem uma retificação ortopédica de determinados ossos da face, permitindo assim a correção de discrepâncias craniofaciais. Objetivos: Demonstrar quais os aparelhos ortodônticos mais utilizados, assim como as suas vantagens e desvantagens no tratamento da SAOS em crianças e adolescentes. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, considerado artigos publicados em inglês entre 2011 e 2021, utilizando as seguintes palavras-chave: «sleep apnea», «obstrutive», «child», «syndrome», «ortodontics treatment». Resultados: Foram selecionados 20 artigos, considerados perdimentos no tratamento da SOAS. Dos quais, 11 referiam-se à expansão maxilar rápida e semirrápida, 6 estavam relacionados com o avanço mandibular, 1 com a expansão maxilar rápida associada ao avanço mandibular, outro coma protrusão maxilar e outro, envolvia a terapia miofuncional passiva. Discussão: A expansão maxilar pode ser considerada uma opção válida no tratamento de SAOS em crianças com à atresia maxilar. Crianças com SAOS que apresentam retrognatia mandibular, o avanço mandibular tem interesse. A protrusão maxilar e a terapia miofuncional passiva são duas técnicas interessentes, mas que requerem mais investigação. Conclusão: Um diagnóstico detalhado da SAOS é essencial para o sucesso do seu tratamento. Um tratamento eficaz da SAOS deverá ser realizado precocemente e de forma multidisciplinar. |
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