O processo de formação de jogadores de futebol e o desenvolvimento da tomada de decisão: relatório de estágio realizado na equipa de Iniciados A do G.D. Estoril-Praia na época desportiva 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rafael Alexandre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14554
Resumo: O treino constitui a forma mais influente e importante na preparação dos atletas para a competição (Garganta, 2004). Assim, o desenvolvimento de um processo de treino torna-se indispensável para a preparação de uma equipa de futebol. No âmbito do futebol de formação, o principal foco deste processo deve ser o desenvolvimento do jovem jogador, para que este se torne competente no jogo. O presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a prática profissional desenvolvida ao longo da época 2014/2015, junto da equipa de Iniciados A do Grupo Desportivo Estoril-Praia. Assim, este relatório encontra-se dividido em três grandes áreas. A área 1, denominada de “Realização da Prática Profissional”, pretende descrever a equipa em que foi realizado o estágio, juntamente com o planeamento delineado para a época desportiva. Pretende-se ainda desenvolver os meios de conceção, condução e avaliação do processo de treino e de competição utilizados, com especial ênfase para a avaliação do processo de treino, onde é realizada uma caraterização dos exercícios de treino através da tomada de decisão e dependência contextual. Na área 2, descreve-se um Projeto de Inovação e Investigação desenvolvido pelo grupo de estagiários, que pretende ser um programa de treinos específico para os jogadores dos escalões de Iniciados e Juvenis do clube. O objetivo deste programa passa por criar um treino complementar onde os jogadores possam melhorar e desenvolver algumas caraterísticas percetivo-motoras e habilidades técnicas, com um feedback praticamente individualizado, por forma a melhor a performance dos mesmos. A área 3 do relatório diz respeito à “Relação com a Comunidade” desenvolvida pelos estagiários. Com este objetivo, foi criado um torneio de futebol para os pais dos jogadores do clube, com o intuito de alertar e sensibilizar os próprios pais para alguns comportamentos incorretos que prejudicam o desporto e assim promover o respeito por todos os agentes desportivos. Com a realização do estágio e do respetivo relatório, conclui-se que é fundamental uma conceção de exercícios de treino adaptada ao desenvolvimento dos jogadores, principalmente, nos escalões de formação. Neste sentido, o ênfase na tomada de decisão, na dependência de referências espaciais e na gestão das relações espacio-temporais entre os jogadores podem tornar a prática mais representativa para as etapas de pré-especialização dos jogadores.
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Assim, este relatório encontra-se dividido em três grandes áreas. A área 1, denominada de “Realização da Prática Profissional”, pretende descrever a equipa em que foi realizado o estágio, juntamente com o planeamento delineado para a época desportiva. Pretende-se ainda desenvolver os meios de conceção, condução e avaliação do processo de treino e de competição utilizados, com especial ênfase para a avaliação do processo de treino, onde é realizada uma caraterização dos exercícios de treino através da tomada de decisão e dependência contextual. Na área 2, descreve-se um Projeto de Inovação e Investigação desenvolvido pelo grupo de estagiários, que pretende ser um programa de treinos específico para os jogadores dos escalões de Iniciados e Juvenis do clube. O objetivo deste programa passa por criar um treino complementar onde os jogadores possam melhorar e desenvolver algumas caraterísticas percetivo-motoras e habilidades técnicas, com um feedback praticamente individualizado, por forma a melhor a performance dos mesmos. A área 3 do relatório diz respeito à “Relação com a Comunidade” desenvolvida pelos estagiários. Com este objetivo, foi criado um torneio de futebol para os pais dos jogadores do clube, com o intuito de alertar e sensibilizar os próprios pais para alguns comportamentos incorretos que prejudicam o desporto e assim promover o respeito por todos os agentes desportivos. Com a realização do estágio e do respetivo relatório, conclui-se que é fundamental uma conceção de exercícios de treino adaptada ao desenvolvimento dos jogadores, principalmente, nos escalões de formação. Neste sentido, o ênfase na tomada de decisão, na dependência de referências espaciais e na gestão das relações espacio-temporais entre os jogadores podem tornar a prática mais representativa para as etapas de pré-especialização dos jogadores.Training constitutes the most influent and important way to prepare the athletes for the competition (Garganta, 2004). Thus, the development of a training process becomes indispensable for the preparation of a soccer team. In a youth soccer scope, the main focus of this process must the player development, so he becomes competent in the game. This report has as an objective describe and analyse the professional practice developed during the 2014/2015 season among the the under-15 team of Grupo Desportivo Estoril-Praia. Therefore, this report is divided in three major areas: The Area 1, called “Professional Practice Realization”, pretends to describe the team in which was performed the internship, among with outlined planning for the sports season. It still pretends to describe the conception and conduction means, the training and competition process evaluation, with a special emphasis for the training process evalution, in which is made a characterization of the training exercises by the decision-making and contextual dependence. In Area 2, its described an Inovation and Investigation Project developed by the trainees group, which pretends to be a specific training program for the Under-15 and Under-17 players. The purpose of this program is to create a complementar training session, where the players develop some perceptive-motor and technical skills, with a mostly individualized feedback, in a way they could improve their performances. The Area 3 of this report concerns to the “Relationship with the Community” developed by the trainees. With this purpose, was created a soccer tournament for the young players parents, intended to alert and sensitize the own parents for some incorrect behaviours that harms sports and then promote the respect for all sports agents. With the completion of the internship and respective report, its concluded that a conception of training exercises applied to the development of the players is fundamental, mainly in younger ages. The emphasis on decision-making, dependence on space references and management of space-time relationships can make practice more representative of the conditions that players face in the game for the stages of pre-specialization.Duarte, Ricardo Filipe LimaRepositório da Universidade de LisboaMachado, Rafael Alexandre2017-12-27T16:18:02Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14554TID:201792354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:23.744482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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