Terminologia da lexicologia e áreas afins no contexto de ensino angolano: proposta de dicionário terminológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18871 |
Resumo: | Tendo como problemática a insuficiência de termos e a inadequação de definições de conceitos das áreas da Lexicologia, Morfologia Lexical, Semântica Lexical e Lexicografia nos programas e manuais dos subsistemas de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Secundário Geral e da Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Angola, propusemo-nos desenvolver, na presente dissertação, uma metodologia com o intuito de apresentarmos, de forma estruturada, uma terminologia dessas áreas, a partir dos programas e manuais escolares de Língua Portuguesa. Assim, por meio do levantamento dos termos existentes nos documentos atrás referidos, sugerimos, de acordo com a nossa experiência no ensino, bem como através de documentos utilizados na realidade portuguesa, a entrada de novos termos para permitir ao professor de Português enriquecer o seu conhecimento, ao ponto de se reflectir na sua actividade docente. Após termos inserido novos termos, e uma vez que estes designam conceitos, agrupámos os conceitos em campos conceptuais, procedemos à organização de alguns dos conceitos em sistema conceptual. A título exemplificativo, reformulámos o conceito de sigla, em função de critérios para a redacção de uma definição em Terminologia. Por fim, propusemos um modelo de dicionário terminológico das áreas em estudo, de modo a contribuir para a evolução científica do professor de Português e da Escola. |
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Terminologia da lexicologia e áreas afins no contexto de ensino angolano: proposta de dicionário terminológicoconceitoconceptLexicologiadefinitiondefiniçãoLexicologytermotermLexicografiaLexicographyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasTendo como problemática a insuficiência de termos e a inadequação de definições de conceitos das áreas da Lexicologia, Morfologia Lexical, Semântica Lexical e Lexicografia nos programas e manuais dos subsistemas de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Secundário Geral e da Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Angola, propusemo-nos desenvolver, na presente dissertação, uma metodologia com o intuito de apresentarmos, de forma estruturada, uma terminologia dessas áreas, a partir dos programas e manuais escolares de Língua Portuguesa. Assim, por meio do levantamento dos termos existentes nos documentos atrás referidos, sugerimos, de acordo com a nossa experiência no ensino, bem como através de documentos utilizados na realidade portuguesa, a entrada de novos termos para permitir ao professor de Português enriquecer o seu conhecimento, ao ponto de se reflectir na sua actividade docente. Após termos inserido novos termos, e uma vez que estes designam conceitos, agrupámos os conceitos em campos conceptuais, procedemos à organização de alguns dos conceitos em sistema conceptual. A título exemplificativo, reformulámos o conceito de sigla, em função de critérios para a redacção de uma definição em Terminologia. Por fim, propusemos um modelo de dicionário terminológico das áreas em estudo, de modo a contribuir para a evolução científica do professor de Português e da Escola.Starting from the realization of the insufficiency of terms and the inadequacy of the definitions of concepts in the fields of Lexicology, Lexical Morphology, Lexical Semantics, and Lexicography in the syllabuses and textbooks of the education subsystems of the 2nd Stage of the General Secondary Education and the Teacher Training Courses for the 1st Stage of the Secondary Education in Angola, in this dissertation we have endeavoured to develop a methodology aimed at presenting a structured view of the terminology used in these fields most particularly in the syllabuses and textbooks employed in the Portuguese Language classes. Therefore, by retrieving the existing terms from the aforementioned documents and profiting from our own teaching experience, as well as by analysing similar documents used in the Portuguese context, we have argued for the introduction of new terms that will allow Portuguese Language teachers to further develop their knowledge and thus improve their teaching experience. After introducing the new terms and since these designate concepts, we have grouped concepts into conceptual categories and we have organized some concepts into a conceptual system. For example, we have reformulated the concept of initialism taking into consideration certain criteria we have to meet when writing a definition in Terminology. Finally, we have proposed a model for a terminological dictionary in the studied areas in order to contribute to the scientific improvement of both the teachers of Portuguese and School itself.Costa, Maria RuteRUNChambumba, Venâncio Domingos Sicana2016-11-25T01:30:15Z2015-11-252015-10-022015-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18871TID:201222507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:36Zoai:run.unl.pt:10362/18871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:05.681262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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