Relatório de Atividade Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ricardo Jorge Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7550
Resumo: O presente relatório evidencia a minha experiência enquanto docente ao longo de 18 anos na área da Educação Física adquirida numa Escola do Ensino Particular e Cooperativo (EPC) com Contrato de Associação (CA) com o Estado Português. Destaco os anos letivos compreendidos entre 2008 e 2014 por terem sido, inequivocamente, os mais desafiantes e enriquecedores da minha vida profissional. A análise do trabalho desenvolvido tem como base os 4 Domínios de Avaliação estabelecidos pelo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para o EPC, designadamente: Domínio A – Competências para Lecionar, onde faço uma descrição e análise das atividades e metodologias usadas nas aulas; Domínio B – Competências Profissionais e de Conduta, em que faço uma descrição dos projetos/atividades desenvolvidos; Domínio C – Competências Sociais e de Relacionamento, em que incluo o meu trabalho desenvolvido enquanto membro da Direção de Escola e Diretor de Escola, bem como a minha partilha de conhecimentos e cooperação com outros docentes e Domínio D – Competências de Gestão em que faço alusão à minha atividade enquanto Membro da Direção de Escola, Diretor de Escola, Coordenador de Departamento, Delegado de Grupo Disciplinar de Educação Física e Representante da Comissão de Avaliação do IDJV. Pretendo evidenciar o trabalho desenvolvido, as minhas ansiedades, dificuldades, experiências e de alguma forma também, as minhas conquistas pessoais. Tenho consciência que sempre dei o máximo de mim para cumprir com rigor e competência as tarefas que me foram confiadas. Nas dificuldades procurei junto dos colegas a ajuda necessária para as superar fazendo o inverso, igualmente, sempre que solicitado. O sucesso da nossa intervenção está na partilha dos nossos conhecimentos, experiências e sensibilidades, crescendo como docentes em conjunto. Continuo na minha prática letiva a adotar uma atitude autorreflexiva e autocrítica que me levam a procurar incessantemente a resposta às minhas dúvidas/dificuldades. Sou hoje mais “professor” do que era quando iniciei a minha atividade profissional, orgulhando-me da formação de base que me foi ministrada por docentes extremamente competentes, dedicados e focados na atividade docente, que me proporcionaram a adoção das “ferramentas” essenciais e fundamentais para responder com êxito às exigências que a nossa profissão requer.
id RCAP_1362229fd5f2396a6ca1f5a07649932f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Atividade ProfissionalEducação físicaEnsino/aprendizagemDesenvolvimento profissionalDireção de escolaAvaliação de desempenho docenteCoordenação de departamentoDelegado de grupoO presente relatório evidencia a minha experiência enquanto docente ao longo de 18 anos na área da Educação Física adquirida numa Escola do Ensino Particular e Cooperativo (EPC) com Contrato de Associação (CA) com o Estado Português. Destaco os anos letivos compreendidos entre 2008 e 2014 por terem sido, inequivocamente, os mais desafiantes e enriquecedores da minha vida profissional. A análise do trabalho desenvolvido tem como base os 4 Domínios de Avaliação estabelecidos pelo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para o EPC, designadamente: Domínio A – Competências para Lecionar, onde faço uma descrição e análise das atividades e metodologias usadas nas aulas; Domínio B – Competências Profissionais e de Conduta, em que faço uma descrição dos projetos/atividades desenvolvidos; Domínio C – Competências Sociais e de Relacionamento, em que incluo o meu trabalho desenvolvido enquanto membro da Direção de Escola e Diretor de Escola, bem como a minha partilha de conhecimentos e cooperação com outros docentes e Domínio D – Competências de Gestão em que faço alusão à minha atividade enquanto Membro da Direção de Escola, Diretor de Escola, Coordenador de Departamento, Delegado de Grupo Disciplinar de Educação Física e Representante da Comissão de Avaliação do IDJV. Pretendo evidenciar o trabalho desenvolvido, as minhas ansiedades, dificuldades, experiências e de alguma forma também, as minhas conquistas pessoais. Tenho consciência que sempre dei o máximo de mim para cumprir com rigor e competência as tarefas que me foram confiadas. Nas dificuldades procurei junto dos colegas a ajuda necessária para as superar fazendo o inverso, igualmente, sempre que solicitado. O sucesso da nossa intervenção está na partilha dos nossos conhecimentos, experiências e sensibilidades, crescendo como docentes em conjunto. Continuo na minha prática letiva a adotar uma atitude autorreflexiva e autocrítica que me levam a procurar incessantemente a resposta às minhas dúvidas/dificuldades. Sou hoje mais “professor” do que era quando iniciei a minha atividade profissional, orgulhando-me da formação de base que me foi ministrada por docentes extremamente competentes, dedicados e focados na atividade docente, que me proporcionaram a adoção das “ferramentas” essenciais e fundamentais para responder com êxito às exigências que a nossa profissão requer.This report aims to show my personal experience as a Physical Education Teacher. It covers a period of 18 years work in a Private and Cooperative Teaching Establishment, which has an Association Contract with the Portuguese State. I emphasize the school years between 2008 and 2014, as these were undoubtedly the most challenging and enriching of my professional life. The analysis of the developed work here presented is based on the 4 Evaluation Domains established for the Private and Cooperative Teaching Establishments in the Collective Work Contract, namely Domain A – Teaching Competences, where I present a description and analysis of the activities and methodologies used in my classes; Domain B – Professional and Behavioral Competences, where I present a description of the developed projects/activities; Domain C – Social and Relationship Competences, where I include the work I developed as Member of the School Direction and as a School Director, as well as the evidences of knowledge sharing and work cooperation with the other teachers; Domain D – Management Competences, where I explore my performance as Member of the School Direction, School Director, Department Coordinator, Physical Education Teachers Coordinator and Delegate of the School’s Evaluation Committee. In this presentation of the work done, I will also include my worries, anxieties and difficulties as experiences that are still undoubtedly part of a path that includes my professional and personal achievements. I am fully aware that I did my utmost, in order to rigorously and competently perform and fulfil all the tasks and functions entrusted to me. Every time I needed, I asked for the knowledge, advice and support of my professional colleagues and the same help was offered to them in return. I truly believe that our success and the success of our decisions and acts lays in our capacity of sharing what we have learned from our experience and sensitiveness. It’s also my conviction that growing as a teacher is a process where you always discover yourself as a member of a larger group of professionals. In my daily practice as a teacher I try to maintain an attitude of constant selfcriticism and thinking. This helps me to also constantly search for answers to my doubts and difficulties. I do feel that being a teacher expresses more accurately what I am now than when I look back to my professional starting point. I am very proud of my basic training, which was conducted by extremely competent, dedicated and learning/teachingfocused mentors. They provided me the opportunity to adopt the most essential and fundamental tools, so that I could best possibly and successfully meet the demands of my professional career.2017-05-02T18:25:20Z2017-05-02T00:00:00Z2017-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7550TID:202033503porDiniz, Ricardo Jorge Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:40.718016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Atividade Profissional
title Relatório de Atividade Profissional
spellingShingle Relatório de Atividade Profissional
Diniz, Ricardo Jorge Ferreira
Educação física
Ensino/aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Direção de escola
Avaliação de desempenho docente
Coordenação de departamento
Delegado de grupo
title_short Relatório de Atividade Profissional
title_full Relatório de Atividade Profissional
title_fullStr Relatório de Atividade Profissional
title_full_unstemmed Relatório de Atividade Profissional
title_sort Relatório de Atividade Profissional
author Diniz, Ricardo Jorge Ferreira
author_facet Diniz, Ricardo Jorge Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Ricardo Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino/aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Direção de escola
Avaliação de desempenho docente
Coordenação de departamento
Delegado de grupo
topic Educação física
Ensino/aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Direção de escola
Avaliação de desempenho docente
Coordenação de departamento
Delegado de grupo
description O presente relatório evidencia a minha experiência enquanto docente ao longo de 18 anos na área da Educação Física adquirida numa Escola do Ensino Particular e Cooperativo (EPC) com Contrato de Associação (CA) com o Estado Português. Destaco os anos letivos compreendidos entre 2008 e 2014 por terem sido, inequivocamente, os mais desafiantes e enriquecedores da minha vida profissional. A análise do trabalho desenvolvido tem como base os 4 Domínios de Avaliação estabelecidos pelo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para o EPC, designadamente: Domínio A – Competências para Lecionar, onde faço uma descrição e análise das atividades e metodologias usadas nas aulas; Domínio B – Competências Profissionais e de Conduta, em que faço uma descrição dos projetos/atividades desenvolvidos; Domínio C – Competências Sociais e de Relacionamento, em que incluo o meu trabalho desenvolvido enquanto membro da Direção de Escola e Diretor de Escola, bem como a minha partilha de conhecimentos e cooperação com outros docentes e Domínio D – Competências de Gestão em que faço alusão à minha atividade enquanto Membro da Direção de Escola, Diretor de Escola, Coordenador de Departamento, Delegado de Grupo Disciplinar de Educação Física e Representante da Comissão de Avaliação do IDJV. Pretendo evidenciar o trabalho desenvolvido, as minhas ansiedades, dificuldades, experiências e de alguma forma também, as minhas conquistas pessoais. Tenho consciência que sempre dei o máximo de mim para cumprir com rigor e competência as tarefas que me foram confiadas. Nas dificuldades procurei junto dos colegas a ajuda necessária para as superar fazendo o inverso, igualmente, sempre que solicitado. O sucesso da nossa intervenção está na partilha dos nossos conhecimentos, experiências e sensibilidades, crescendo como docentes em conjunto. Continuo na minha prática letiva a adotar uma atitude autorreflexiva e autocrítica que me levam a procurar incessantemente a resposta às minhas dúvidas/dificuldades. Sou hoje mais “professor” do que era quando iniciei a minha atividade profissional, orgulhando-me da formação de base que me foi ministrada por docentes extremamente competentes, dedicados e focados na atividade docente, que me proporcionaram a adoção das “ferramentas” essenciais e fundamentais para responder com êxito às exigências que a nossa profissão requer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02T18:25:20Z
2017-05-02T00:00:00Z
2017-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7550
TID:202033503
url http://hdl.handle.net/10348/7550
identifier_str_mv TID:202033503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144162222080