Convergência estratégica das políticas nacionais de turismo e transporte : o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brilha, Nuno Miguel Mocica
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4790
Resumo: O turismo é uma actividade de enorme significado mundial. O estudo do seu desenvolvimento abrange perspectivas diversas, relacionadas com os seus impactos económicos, ambientais e sócio-culturais. No entanto, é o peso do seu impacto económico que suscita a maior atenção por parte de Governos e do sector privado, relevando a prioridade do seu planeamento. Não obstante o estádio de desenvolvimento que lhe conhecemos hoje, o turismo não seria possível sem a mais recente revolução dos transportes, que ocorreu após a II GGM com o advento da aviação a jacto comercial. As noções de transporte e acessibilidade, estão, compreensivelmente, intrínseca e indelevelmente ligadas ao turismo, nomeadamente através do transporte por modo aéreo. Esta dissertação discute a existência de uma Política Nacional de Turismo em Portugal e a sua convergênica com uma Política Nacional de Transportes, considerando em particular o modo aéreo. A revisão de literatura e de conceitos apresentados, suportam esta relação biunívoca inicialmente proposta, sendo posteriormente avaliado específicamente o caso português. Usando como instrumentos de investigação, a análise documental e a entrevista, foi possível auscultar os sectores público e privado do turismo em Portugal. Desta investigação conclui-se não existir actualmente em Portugal um Politica Nacional de Turismo ou de Transporte. Não obstante, legitima de modo académico e empírico, a validade da convergência estratégica entre Turismo e Transporte Aéreo.
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