Comportamento à fadiga em modo I usando o ensaio Double Cantilever Beam modificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdade, João Filipe Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17446
Resumo: A delaminagem é um dos modos de rutura mais frequentes dos laminados compósitos, e que é geralmente tratado no âmbito da Mecânica da Fratura. Tem havido recentemente interesse crescente na caraterização do comportamento à delaminagem sob fadiga. O primeiro objetivo deste trabalho foi adaptar a máquina de baixo custo desenvolvida no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro à realização de ensaios de delaminagem sob fadiga em modo I. O segundo objetivo foi realizar alguns ensaios de laminado carbono/epóxido iniciando assim um estudo mais alargado de longo prazo. Para isso recorreu-se a ensaios Double Cantilever Beam (DCB) modificados sob deslocamentos cíclicos impostos. Os resultados obtidos foram analisados no quadro da bem conhecida Lei de Paris, que relaciona a taxa de propagação da fenda com a variação da taxa de libertação de energia de deformação. Apesar de serem ainda escassos para tirar conclusões seguras, os resultados indicam um comportamento à fadiga complexo, muito influenciado pelo fenómeno da ponte de fibras.
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