Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupermann, Daniel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dean-Gomes , Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25100
Resumo: Pretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber.
id RCAP_1371121a265320689e71eac8ec78f5ab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas EducativasArtigosPretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25100por1646-2335Kupermann, DanielDean-Gomes , Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.484197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
title Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
spellingShingle Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
Kupermann, Daniel
Artigos
title_short Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
title_full Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
title_fullStr Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
title_full_unstemmed Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
title_sort Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
author Kupermann, Daniel
author_facet Kupermann, Daniel
Dean-Gomes , Gustavo
author_role author
author2 Dean-Gomes , Gustavo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kupermann, Daniel
Dean-Gomes , Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Pretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.25100
url https://doi.org/10.25755/int.25100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950901170176