Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.25100 |
Resumo: | Pretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber. |
id |
RCAP_1371121a265320689e71eac8ec78f5ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25100 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas EducativasArtigosPretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25100por1646-2335Kupermann, DanielDean-Gomes , Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.484197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
title |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
spellingShingle |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas Kupermann, Daniel Artigos |
title_short |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
title_full |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
title_fullStr |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
title_full_unstemmed |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
title_sort |
Sándor Ferenczi e os Princípios para uma Ética do Cuidado nas Práticas Educativas |
author |
Kupermann, Daniel |
author_facet |
Kupermann, Daniel Dean-Gomes , Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Dean-Gomes , Gustavo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kupermann, Daniel Dean-Gomes , Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Pretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.25100 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.25100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950901170176 |