Pós-memória e pós-colonialismo na arte contemporânea. Uma análise dos processos de memória e esquecimento no trabalho de Márcio Carvalho no contexto do espaço SAVVY Contemporary
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/75919 |
Resumo: | Este documento propõe reflectir sobre a forma como a performance pode ser um meio para procurar, interagir e desfazer os silêncios que encontramos subjacentes ao espaço público e que representam locais de memória colectiva e identidades diversas. Através da análise das actividades desenvolvidas no decorrer do estágio para completude do mestrado na área de Ciências da Comunicação na vertente de Comunicação e Artes, realizado no espaço SAVVY Contemporary em Berlim, pretende-se com este artigo explorar a concepção de memória colectiva nos foros público e privado, relacionando este conceito com as terminologias que os investigadores do período em que nos encontramos — denominado de pós-colonial— tem vindo a trabalhar. Partindo do estudo de caso do trabalho de Márcio Carvalho, Demithologise This History and Put it to Rest (2018) este trabalho centrar-se-á em terminologias de árias diferenciadas – sociologia, filosofia, estudos performativos, memory studies - que estudam as relações entre memória, arquivo e espaço público. As questões sobre as quais este texto procura responder relacionam-se não apenas com a realidade internacional, mas, sobretudo, pretendem repensar a realidade da produção cultural em Portugal. De que forma a performance pode servir para desvendar memórias colectivas e silêncios impostos pela verdade histórica oficial nos espaços públicos? O que pode a performance, e a arte de uma forma geral, desvendar quando executada em espaços públicos que definem lugares de memória, de arquivo e de identidade? |
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