As actividades extracurriculares como práticas de inclusão de alunos de 2.º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8326 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
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As actividades extracurriculares como práticas de inclusão de alunos de 2.º CicloActividades extracurricularesdesenvolvimento positivo dos jovensInclusãoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoEste estudo pretende conhecer os processos de desenvolvimento proporcionados aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela sua participação nas actividades extracurriculares e estudar a relação entre esses processos e a inclusão dos alunos na escola. A investigação centrou a sua atenção nos objectivos que levam a escola e os professores a desenvolverem actividades extracurriculares, nas opiniões dos professores envolvidos nestas actividades sobre as experiências de desenvolvimento proporcionadas aos alunos pela sua participação nas mesmas e a forma como contribuem para a sua inclusão na escola, nas políticas e nas práticas subjacentes à implementação destas actividades e a sua relação com as práticas da escola inclusiva, nas opiniões da directora da escola sobre os resultados proporcionados aos alunos pela sua participação nas mesmas actividades, na relevância atribuída pelos alunos à sua participação nestas atividades e, por último, nas opiniões dos alunos sobre os resultados de desenvolvimento que as mesmas actividades lhes proporcionam. Assim, pretendemos com a presente investigação 1) demonstrar ligações possíveis entre a participação dos alunos em acividades extracurriculares e a sua inclusão na escola, e 2) contribuir para o desenvolvimento e a implementação futura de actividades extracurriculares. A metodologia adoptada neste estudo utilizou informantes-chave para responder a entrevistas e a um questionário com 3 questões. Apresentam-se neste estudo os resultados das entrevistas à directora da escola, aos professores envolvidos nas actividades extracurriculares, assim como de 35 questionários aplicados a alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade (23 rapazes e 12 raparigas) de uma escola da região de Lisboa. Os resultados da investigação apontam para a importância das actividades extracurriculares na promoção da inclusão dos alunos na escola, sendo que promovem o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos, permitindo um melhor ajustamento escolar. Perante os resultados apresentados, consideramos importante que estudos futuros aprofundem o conhecimento sobre a relação entre a participação em actividades extracurriculares e inclusão de forma a contribuir para a existência de uma escola com mais qualidade que promova o desenvolvimento positivo de todos os alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSoares, João Luís Cerqueira2012-12-06T12:03:35Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:11:57Zoai:run.unl.pt:10362/8326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:11:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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