Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39591 |
Resumo: | O Relatório Final “Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos” incide sobre um trabalho desenvolvido no Jardim de Infância, tendo surgido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa. Considerando o contexto pedagógico do Movimento Escola Moderna seguido pela instituição, desenvolveu-se o trabalho de projeto, ao longo de um mês, tomando como questão de partida “De que forma é que um trabalho de projeto com as crianças dos 5 aos 6 anos sobre aves, ninhos e ovos, proporciona oportunidades de desenvolvimento de competências de âmbito científico na área do Conhecimento do Mundo?”. O projeto apresentava como objetivo geral “envolver as crianças num trabalho de projeto com elementos naturais visando aprendizagens sobre aves, ninhos e ovos, através do desenvolvimento de competências de observação, pesquisa, análise, comunicação e tomada de decisões”. A metodologia utilizada na proposta de intervenção é de natureza qualitativa e interpretativa, implementada ao longo do processo de trabalho de projeto. A participação das crianças no projeto e o seu envolvimento pela descoberta, permitiu o desenvolvimento de competências requeridas para a educação em ciências e de aprendizagens sobre as aves, os ninhos e os ovos. |
id |
RCAP_13822e20a86eefc91bc49fc7f924501a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anosEducação Pré-EscolarMetodologia de Trabalho de ProjetoAvesNinhosOvosO Relatório Final “Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos” incide sobre um trabalho desenvolvido no Jardim de Infância, tendo surgido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa. Considerando o contexto pedagógico do Movimento Escola Moderna seguido pela instituição, desenvolveu-se o trabalho de projeto, ao longo de um mês, tomando como questão de partida “De que forma é que um trabalho de projeto com as crianças dos 5 aos 6 anos sobre aves, ninhos e ovos, proporciona oportunidades de desenvolvimento de competências de âmbito científico na área do Conhecimento do Mundo?”. O projeto apresentava como objetivo geral “envolver as crianças num trabalho de projeto com elementos naturais visando aprendizagens sobre aves, ninhos e ovos, através do desenvolvimento de competências de observação, pesquisa, análise, comunicação e tomada de decisões”. A metodologia utilizada na proposta de intervenção é de natureza qualitativa e interpretativa, implementada ao longo do processo de trabalho de projeto. A participação das crianças no projeto e o seu envolvimento pela descoberta, permitiu o desenvolvimento de competências requeridas para a educação em ciências e de aprendizagens sobre as aves, os ninhos e os ovos.Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumGomes, Mara Alexandra Jerónimo2022-03-02T10:55:54Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39591202945952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.240642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
title |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
spellingShingle |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos Gomes, Mara Alexandra Jerónimo Educação Pré-Escolar Metodologia de Trabalho de Projeto Aves Ninhos Ovos |
title_short |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
title_full |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
title_fullStr |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
title_full_unstemmed |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
title_sort |
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos |
author |
Gomes, Mara Alexandra Jerónimo |
author_facet |
Gomes, Mara Alexandra Jerónimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Susana Maria Mendes, 1967- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Mara Alexandra Jerónimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Metodologia de Trabalho de Projeto Aves Ninhos Ovos |
topic |
Educação Pré-Escolar Metodologia de Trabalho de Projeto Aves Ninhos Ovos |
description |
O Relatório Final “Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos” incide sobre um trabalho desenvolvido no Jardim de Infância, tendo surgido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa. Considerando o contexto pedagógico do Movimento Escola Moderna seguido pela instituição, desenvolveu-se o trabalho de projeto, ao longo de um mês, tomando como questão de partida “De que forma é que um trabalho de projeto com as crianças dos 5 aos 6 anos sobre aves, ninhos e ovos, proporciona oportunidades de desenvolvimento de competências de âmbito científico na área do Conhecimento do Mundo?”. O projeto apresentava como objetivo geral “envolver as crianças num trabalho de projeto com elementos naturais visando aprendizagens sobre aves, ninhos e ovos, através do desenvolvimento de competências de observação, pesquisa, análise, comunicação e tomada de decisões”. A metodologia utilizada na proposta de intervenção é de natureza qualitativa e interpretativa, implementada ao longo do processo de trabalho de projeto. A participação das crianças no projeto e o seu envolvimento pela descoberta, permitiu o desenvolvimento de competências requeridas para a educação em ciências e de aprendizagens sobre as aves, os ninhos e os ovos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-02T10:55:54Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39591 202945952 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39591 |
identifier_str_mv |
202945952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130036195819520 |