Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5250 https://doi.org/10.34628/yx3e-0269 |
Resumo: | Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215. |
id |
RCAP_13b740a4463b54761afecdf836ff763a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporárioEmpresa de Trabalho Temporário - PortugalEmpresa de Trabalho Temporário - Marketing - PortugalEmpresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - PortugalIndústria de serviços - MarketingManpower Portuguesa - Estudo de casosLusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215.Com o intuito de analisar a gestão de uma marca no mercado de serviços, em particular no sector do trabalho temporário, elaborou-se uma caracterização dos serviços em contraposição com os produtos. Cumulativamente, desenvolveu-se o tema da marca nos serviços numa perspectiva bipolar: aspectos tangíveis e intangíveis, tomando o exemplo da empresa Manpower~ pioneira em Portugal na cedência temporária de trabalhadores, desde 1962.A partir de uma análise ambiental e concorrencial ao mercado de serviços de trabalho temporário, verificou-se a existência de 262 empresas de trabalho temporário a laborar em Portugal. Através de um inquérito aplicado, observou- se a primazia de determinadas marcas em relação a outras. Operacionalizaram-se hipóteses para inferir o reconhecimento da Manpower no mercado. Tendo em conta as constantes alterações económico-empresariais, (e. g., fusões e aquisições), o trabalho temporário surge como uma temática a carecer de constante investigação, uma vez que, por um lado, permitiria informação actualizada sabre o sector e, por outro, ajudaria a realçar a necessidade de investimento na marca de forma a combater o desconhecimento e desconfiança relativamente a esta actividade.The goal of the present work was to analyse the way in which a brand in the service market can be managed, particularly in the temporary work sector. The characterisation of services, in contraposition to products, was carried out. Additionally, the brand theme was developed in two different perspectives: tangible and intangible aspects, taking Manpower - pioneer in the Portuguese temporary work sector since 1962- as a prime example. The analysis carried out on the environment and competition led one to conclude that there are 262 temporary work agencies operating in the Portuguese market. Likewise, a brief survey turned out that some brands are more reputable than others. A few approaches were undertaken to ascertain whether Manpower is considered a «top of mind» company. Taking into consideration the constant economical and entrepreneurial changes (joint-ventures and acquisitions) and the near non-existence of temporary work-related studies, this theme lacks ongoing research in order for oneto have an accurate and current understanding of the subject.2020-03-10T15:21:24Z2020-03-102009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5250http://hdl.handle.net/11067/5250https://doi.org/10.34628/yx3e-0269porMadureira, Joana Cristina Macedo (2009) - Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 187-215.Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporárioMadureira, Joana Cristina Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadureira, Joana Cristina Macedo, 1982-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:05.497807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
title |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
spellingShingle |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982- Empresa de Trabalho Temporário - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal Indústria de serviços - Marketing Manpower Portuguesa - Estudo de casos |
title_short |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
title_full |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
title_fullStr |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
title_full_unstemmed |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
title_sort |
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário |
author |
Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982- |
author_facet |
Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresa de Trabalho Temporário - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal Indústria de serviços - Marketing Manpower Portuguesa - Estudo de casos |
topic |
Empresa de Trabalho Temporário - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal Indústria de serviços - Marketing Manpower Portuguesa - Estudo de casos |
description |
Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2020-03-10T15:21:24Z 2020-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5250 http://hdl.handle.net/11067/5250 https://doi.org/10.34628/yx3e-0269 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5250 https://doi.org/10.34628/yx3e-0269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Madureira, Joana Cristina Macedo (2009) - Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 187-215. Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário Madureira, Joana Cristina Macedo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136751123431424 |