Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5250
https://doi.org/10.34628/yx3e-0269
Resumo: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215.
id RCAP_13b740a4463b54761afecdf836ff763a
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporárioEmpresa de Trabalho Temporário - PortugalEmpresa de Trabalho Temporário - Marketing - PortugalEmpresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - PortugalIndústria de serviços - MarketingManpower Portuguesa - Estudo de casosLusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215.Com o intuito de analisar a gestão de uma marca no mercado de serviços, em particular no sector do trabalho temporário, elaborou-se uma caracterização dos serviços em contraposição com os produtos. Cumulativamente, desenvolveu-se o tema da marca nos serviços numa perspectiva bipolar: aspectos tangíveis e intangíveis, tomando o exemplo da empresa Manpower~ pioneira em Portugal na cedência temporária de trabalhadores, desde 1962.A partir de uma análise ambiental e concorrencial ao mercado de serviços de trabalho temporário, verificou-se a existência de 262 empresas de trabalho temporário a laborar em Portugal. Através de um inquérito aplicado, observou- se a primazia de determinadas marcas em relação a outras. Operacionalizaram-se hipóteses para inferir o reconhecimento da Manpower no mercado. Tendo em conta as constantes alterações económico-empresariais, (e. g., fusões e aquisições), o trabalho temporário surge como uma temática a carecer de constante investigação, uma vez que, por um lado, permitiria informação actualizada sabre o sector e, por outro, ajudaria a realçar a necessidade de investimento na marca de forma a combater o desconhecimento e desconfiança relativamente a esta actividade.The goal of the present work was to analyse the way in which a brand in the service market can be managed, particularly in the temporary work sector. The characterisation of services, in contraposition to products, was carried out. Additionally, the brand theme was developed in two different perspectives: tangible and intangible aspects, taking Manpower - pioneer in the Portuguese temporary work sector since 1962- as a prime example. The analysis carried out on the environment and competition led one to conclude that there are 262 temporary work agencies operating in the Portuguese market. Likewise, a brief survey turned out that some brands are more reputable than others. A few approaches were undertaken to ascertain whether Manpower is considered a «top of mind» company. Taking into consideration the constant economical and entrepreneurial changes (joint-ventures and acquisitions) and the near non-existence of temporary work-related studies, this theme lacks ongoing research in order for oneto have an accurate and current understanding of the subject.2020-03-10T15:21:24Z2020-03-102009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5250http://hdl.handle.net/11067/5250https://doi.org/10.34628/yx3e-0269porMadureira, Joana Cristina Macedo (2009) - Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 187-215.Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporárioMadureira, Joana Cristina Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadureira, Joana Cristina Macedo, 1982-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:05.497807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
title Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
spellingShingle Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982-
Empresa de Trabalho Temporário - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal
Indústria de serviços - Marketing
Manpower Portuguesa - Estudo de casos
title_short Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
title_full Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
title_fullStr Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
title_full_unstemmed Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
title_sort Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
author Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982-
author_facet Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Joana Cristina Macedo, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa de Trabalho Temporário - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal
Indústria de serviços - Marketing
Manpower Portuguesa - Estudo de casos
topic Empresa de Trabalho Temporário - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Marketing - Portugal
Empresa de Trabalho Temporário - Direito e legislação - Portugal
Indústria de serviços - Marketing
Manpower Portuguesa - Estudo de casos
description Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 187-215.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2020-03-10T15:21:24Z
2020-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5250
http://hdl.handle.net/11067/5250
https://doi.org/10.34628/yx3e-0269
url http://hdl.handle.net/11067/5250
https://doi.org/10.34628/yx3e-0269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Madureira, Joana Cristina Macedo (2009) - Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 187-215.
Gestão da marca no âmbito dos serviços : o trabalho temporário
Madureira, Joana Cristina Macedo
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136751123431424