Transporte Robotizado de Bagagens em Aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Pedro Matias Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22519
Resumo: Nos dias de hoje a simulação está cada vez mais a tornar-se uma ferramenta importante, quando existe a necessidade de desenvolver ou melhorar projetos de forma mais eficiente sem correr qualquer risco económico. Neste documento apresenta-se e simula-se um projeto cuja atividade está relacionada com a robótica móvel em tarefas de serviços, mais concretamente, com a manipulação do transporte de bagagens em aeroportos, entre os aviões e terminais, através de um sistema automático de robôs denominado pela indústria como Automated Guided Vehicle (AGV). Esta é uma área que envolve uma grande intensidade de trabalho manual, em condições adversas e muitas vezes de risco, embora que controlado. Para este estudo, foi necessário recolher toda a informação possível sobre os sistemas AGV atualmente existentes e a subsequente conceção preliminar, de forma a optar pela melhor abordagem possível, de acordo com o caso prático apresentado a partir do layout e regras de segurança existentes no aeroporto. Foram também estudados artigos e investigações práticas para adquirir conhecimentos em implementações anteriores relacionados na mesma área de trabalho. Foi realizado um estudo de mercado para encontrar a melhor ferramenta de simulação de software no mercado para AGV, analisando as principais características de cada um. Embora muitos softwares satisfaçam os requisitos, foi realizada uma tabela comparativa de maneira a decidir a ferramenta que foi escolhida, incluindo as razões que levaram a essa opção. Por fim, foi efetuada a avaliação do modelo 3D concebido recorrendo a uma análise da simulação efetuada, com gráficos gerados através dos dados recolhidos na simulação. Após discutir os resultados e as questões que foram enfrentadas durante o projeto, verificou-se que 16 é o número ótimo de AGV presentes no sistema, tendo em consideração todos os tempos de operação e `a qualidade de melhoria no serviço este foi o número considerado como a melhor solução para o modelo. Além disso, o trabalho realizado foi analisado como conclusão do projeto com uma secção com trabalho futuro para continuar a desenvolver este sistema
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Para este estudo, foi necessário recolher toda a informação possível sobre os sistemas AGV atualmente existentes e a subsequente conceção preliminar, de forma a optar pela melhor abordagem possível, de acordo com o caso prático apresentado a partir do layout e regras de segurança existentes no aeroporto. Foram também estudados artigos e investigações práticas para adquirir conhecimentos em implementações anteriores relacionados na mesma área de trabalho. Foi realizado um estudo de mercado para encontrar a melhor ferramenta de simulação de software no mercado para AGV, analisando as principais características de cada um. Embora muitos softwares satisfaçam os requisitos, foi realizada uma tabela comparativa de maneira a decidir a ferramenta que foi escolhida, incluindo as razões que levaram a essa opção. Por fim, foi efetuada a avaliação do modelo 3D concebido recorrendo a uma análise da simulação efetuada, com gráficos gerados através dos dados recolhidos na simulação. Após discutir os resultados e as questões que foram enfrentadas durante o projeto, verificou-se que 16 é o número ótimo de AGV presentes no sistema, tendo em consideração todos os tempos de operação e `a qualidade de melhoria no serviço este foi o número considerado como a melhor solução para o modelo. Além disso, o trabalho realizado foi analisado como conclusão do projeto com uma secção com trabalho futuro para continuar a desenvolver este sistemaNowadays simulation is increasingly becoming an important tool when there is a need to develop or improve projects more efficiently without taking any economic risk. This thesis presents and simulates a project whose activity is related to robotics in service tasks, more specifically, with the handling of luggage transportation at airports, between the aircraft and the terminals, through an automatic robot system called by the industry as Automated Guided Vehicle (AGV). This is an area that involves a great deal of manual labor intensity, in adverse and often hazardous, albeit controlled, conditions. For this study, it was necessary to collect all possible information about currently existing AGV systems and the subsequent preliminary design, in order to choose the best possible approach, according to the practical case presented from the existing airport layout and safety rules. Articles and practical research were also studied to gain knowledge on previous related implementations in the same area of work. A market study was conducted to find the best software simulation tool on the market for AGV, analyzing the main features of each. Although many softwares meet the requirements, a comparison table was made in order to decide which tool was chosen, including the reasons that led to this choice. Finally, an evaluation of the designed 3D model was performed using an analysis of the simulation performed, with graphs generated using the data collected in the simulation. After discussing the results and the issues that were faced during the project, it was found that 16 is the optimal number of AGV present in the system, taking into account all operation times and the quality of service improvement, this was the number considered as the best solution for the model. In addition, the work done was analyzed as the conclusion of the project with a section with future work to further develop this systemSilva, Manuel Fernando dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLemos, Pedro Matias Lopes20222025-11-10T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22519TID:203113748porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-22T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:01.231060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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