Eficácia das medidas de minimização de mortalidade por atropelamento de aves e mamíferos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Isabel da Silva Prates
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31039
Resumo: As rodovias têm vários impactes na fauna selvagem, sendo os principais a mortalidade por atropelamento e a fragmentação de habitat, afetando principalmente os grupos aves e mamíferos. Este estudo pretendeu testar a eficácia de medidas de minimização implementadas em hotspots de mortalidade, no distrito de Évora no âmbito de um projeto de conservação. Foi possível comprovar que as barreiras para vertebrados voadores e as redes para coelhos diminuem a mortalidade por atropelamento desses grupos mas para as restantes medidas, dispositivos refletores de dissuasão, adaptação de passagens hidráulicas e protótipo de dissuasão, não foi possível demostrar a sua eficácia. Este facto aconteceu sobretudo devido ao baixo número de aves e mamíferos atropelados registados, sendo necessária a continuação da monitorização pós-implementação de modo a alargar a base de dados. No entanto, este estudo servirá de apoio a futuros estudos sobre a eficácia destas medidas na minimização da mortalidade de fauna por atropelamento; Efficiency of measures to reduce mortality by road-killing in birds and mammals Abstract: Roads have several impacts on wildlife, the main ones being roadkill mortality and habitat fragmentation, mainly affecting the bird and mammal groups. This study aimed to test the effectiveness of the minimization measures implemented in the mortality hotspots, in the district of Évora as part of a conservation project. The barrier for flying vertebrates and the net for wild rabbit proved effective in reducing the roadkills for these groups but for the other tested measures, the deterrent reflective devices, adaptation of hydraulic passages, and the dissuasion prototype, this efficiency was not proved. This happened mainly due to data limitations, and therefore the continuation of post-implementation monitoring is necessary to extend the database. However, this study will support future studies on the effectiveness of these measures in minimizing fauna roadkills.
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