O Calendário Atual. História, algoritmos e observações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria do Céu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2221
Resumo: A ordenação do tempo tem uma importância crucial na vida das pessoas e das nações, determinando os ritmos da ação individual e as relações entre povos e culturas. O calendário do velho Continente, hoje adotado por todos os países do Planeta no âmbito das relações económicas e políticas, conheceu múltiplas vicissitudes ao longo do seu percurso histórico. Para uma compreensão básica da nossa matriz cultural é indispensável o conhecimento dos aspetos mais determinantes desse instrumento fundamental de regulação da atividade humana. Este artigo pretende contribuir para essa compreensão, proporcionando uma breve síntese dos principais antecedentes históricos que marcaram o percurso do atual calendário e disponibilizando um conjunto de ferramentas e resultados derivados do algoritmo de Gauss para determinação da data da Páscoa, cuja variabilidade se repercute na data de outras celebrações. Analisa-se ainda, graficamente, a variação do período diurno ao longo do ano.
id RCAP_13c67d858b1205ea18fc32fb9d72f487
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Calendário Atual. História, algoritmos e observaçõesCivilizaçãoTempoAlgoritmoCalendárioA ordenação do tempo tem uma importância crucial na vida das pessoas e das nações, determinando os ritmos da ação individual e as relações entre povos e culturas. O calendário do velho Continente, hoje adotado por todos os países do Planeta no âmbito das relações económicas e políticas, conheceu múltiplas vicissitudes ao longo do seu percurso histórico. Para uma compreensão básica da nossa matriz cultural é indispensável o conhecimento dos aspetos mais determinantes desse instrumento fundamental de regulação da atividade humana. Este artigo pretende contribuir para essa compreensão, proporcionando uma breve síntese dos principais antecedentes históricos que marcaram o percurso do atual calendário e disponibilizando um conjunto de ferramentas e resultados derivados do algoritmo de Gauss para determinação da data da Páscoa, cuja variabilidade se repercute na data de outras celebrações. Analisa-se ainda, graficamente, a variação do período diurno ao longo do ano.Time ordering is of crucial importance in the lives of both individuals and nations, as it determines the rhythmic patterns of individual action and the relations between peoples and cultures. The calendar of the Old Continent, nowadays adopted by all countries on the planet within economical and political relations, has met with many vicissitudes in the course of its history. For a basic understanding of our cultural matrix it is essential to have good knowledge of the most determining aspects of this fundamental instrument for the regulation of human activity. This paper aims to contribute for this understanding, by giving a brief synthesis of the most important historical background for our present day calendar and by offering a set of tools and results proceeding from Gauss Algorithm for Easter Sunday date calculation, whose variability influences the date for other celebrations. We also analyse, by means of graphs, the day length variation throughout the year.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Maria do Céu2014-06-30T10:28:57Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2221porLopes, Maria do Céu (2012). O Calendário Atual. História, algoritmos e observações. Millenium, 43 (junho/dezembro). Pp. 107-125.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:29Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:27.482834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
title O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
spellingShingle O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
Lopes, Maria do Céu
Civilização
Tempo
Algoritmo
Calendário
title_short O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
title_full O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
title_fullStr O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
title_full_unstemmed O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
title_sort O Calendário Atual. História, algoritmos e observações
author Lopes, Maria do Céu
author_facet Lopes, Maria do Céu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Civilização
Tempo
Algoritmo
Calendário
topic Civilização
Tempo
Algoritmo
Calendário
description A ordenação do tempo tem uma importância crucial na vida das pessoas e das nações, determinando os ritmos da ação individual e as relações entre povos e culturas. O calendário do velho Continente, hoje adotado por todos os países do Planeta no âmbito das relações económicas e políticas, conheceu múltiplas vicissitudes ao longo do seu percurso histórico. Para uma compreensão básica da nossa matriz cultural é indispensável o conhecimento dos aspetos mais determinantes desse instrumento fundamental de regulação da atividade humana. Este artigo pretende contribuir para essa compreensão, proporcionando uma breve síntese dos principais antecedentes históricos que marcaram o percurso do atual calendário e disponibilizando um conjunto de ferramentas e resultados derivados do algoritmo de Gauss para determinação da data da Páscoa, cuja variabilidade se repercute na data de outras celebrações. Analisa-se ainda, graficamente, a variação do período diurno ao longo do ano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
2014-06-30T10:28:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2221
url http://hdl.handle.net/10400.19/2221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Maria do Céu (2012). O Calendário Atual. História, algoritmos e observações. Millenium, 43 (junho/dezembro). Pp. 107-125.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130880553254912