As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dombrowski, Adriane Elisa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Margarida, Serrazina, Maria De Lurdes, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10737
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas de ensino dos professores que visam desenvolver a flexibilidade de cálculo mental no campo da multiplicação. Neste trabalho, consideram-se a planificação de tarefas, sua introdução, exploração pelos alunos e as discussões matemáticas como elementos decisivos para a aprendizagem matemática. O estudo assume uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem como contexto o trabalho colaborativo entre a investigadora (primeira autora) e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico que lecionam numa mesma escola no Brasil. A recolha de dados baseia-se em entrevistas e observação participante das sessões de trabalho com as professoras e das suas aulas, complementada pela respetiva videogravação. A comunicação incide numa aula da professora de 4.º ano, nomeadamente na fase de discussão de uma tarefa envolvendo a multiplicação/divisão. Como resultados, ressalta-se o modo como a professora geriu a discussão coletiva no sentido de estabelecer relações entre os números e entre as operações, mobilizando os conhecimentos prévios dos alunos e sua perceção sobre os números envolvidos nos cálculos.
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O estudo assume uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem como contexto o trabalho colaborativo entre a investigadora (primeira autora) e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico que lecionam numa mesma escola no Brasil. A recolha de dados baseia-se em entrevistas e observação participante das sessões de trabalho com as professoras e das suas aulas, complementada pela respetiva videogravação. A comunicação incide numa aula da professora de 4.º ano, nomeadamente na fase de discussão de uma tarefa envolvendo a multiplicação/divisão. Como resultados, ressalta-se o modo como a professora geriu a discussão coletiva no sentido de estabelecer relações entre os números e entre as operações, mobilizando os conhecimentos prévios dos alunos e sua perceção sobre os números envolvidos nos cálculos.Resumen El presente estudio tiene como objetivo comprender las prácticas de enseñanza de los profesores que buscan desarrollar la flexibilidad de cálculo mental en el campo de la multiplicación. En este trabajo se consideran la planificación de tareas, su introducción, explotación por los alumnos y las discusiones matemáticas como elementos decisivos para el aprendizaje matemático. El estudio asume una metodología de naturaleza cualitativa en la modalidad de estudio de caso y tiene como contexto el trabajo colaborativo entre la investigadora y tres profesoras del primer ciclo de la enseñanza básica que enseñan en una misma escuela en Brasil. La recogida de datos se basa en entrevistas y observación participante de las sesiones de trabajo con las profesoras y sus clases, complementada por la respectiva videograbación. La comunicación se centra en una clase de la profesora de 4º curso, especialmente en la fase de discusión de una tarea que involucra la multiplicación / división. Como resultados, se resalta el modo en el que la profesora gestionó la discusión colectiva en el sentido de establecer relaciones entre los números y entre las operaciones, movilizando los conocimientos previos de los alumnos y su percepción sobre los números involucrados en los cálculos.Abstract The present study aims to understand the teaching practices of teachers that aim to develop the flexibility of mental calculation in the field of multiplication. In this work, the planning of tasks, their introduction, exploration by the students and the mathematical discussions are considered as decisive elements for the mathematics learning. The study assumes a methodology of qualitative nature with a case study design and has as context the collaborative work between the researcher (first author) and three teachers of the 1st cycle of basic education who teach in the same school in Brazil. Data collection is based on interviews and participant observation of the work sessions with the teachers and their lessons, complemented by the respective videotape. The communication focuses on a teacher's class of 4th grade, namely in the discussion phase of a task involving multiplication/division. As a result, we emphasize the way the teacher managed the whole class discussion in order to establish relationships between numbers and operations, mobilizing the students' previous knowledge and their perception about the numbers involved in the calculations.Asociación Española de Psicología ConductualRCIPLDombrowski, Adriane ElisaRodrigues, MargaridaSerrazina, Maria De LurdesPonte, João Pedro da2019-11-25T11:46:36Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10737porDombrowski, A. E., Rodrigues, M., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Coords.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2018 (pp. 551-558). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). 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