Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vânia Carina Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1042
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientadora:Maria Leonor Santos
id RCAP_13cbdd154978431d0c8ea4dc4337c566
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagemCrecheInteração adulto-criançaLinguagemDay nurseryAdult-Children InteractionLanguageRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientadora:Maria Leonor SantosO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. - This report presents two distinct but complementary parts. The first one relates to the curriculum traineeships, beginning in kindergarten, later in the 1st Cycle of Basic Education and lastly in day nursery. The contexts are presented, as well as a synthesis of the work developed along the eighteen months (three and a half years). We also describe some of the learnings and competences developed, and, still in this 1st, part we reflect about the investigative process. In the second part, it is presented a research work developed with the aim to understand how the interaction between adults and children can promote significant learnings especially in terms of language in two years old children. The study is a qualitative one, based on observations, records of the dialogues between children and adult, and field notes. At the end of this report we share some reflections about the academic route developed along the three and a half years of the Master in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.Santos, Maria LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Vânia Carina Almeida2014-11-03T23:34:45Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:25.096344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
Ferreira, Vânia Carina Almeida
Creche
Interação adulto-criança
Linguagem
Day nursery
Adult-Children Interaction
Language
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem
author Ferreira, Vânia Carina Almeida
author_facet Ferreira, Vânia Carina Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vânia Carina Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Interação adulto-criança
Linguagem
Day nursery
Adult-Children Interaction
Language
topic Creche
Interação adulto-criança
Linguagem
Day nursery
Adult-Children Interaction
Language
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientadora:Maria Leonor Santos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
2014-11-03T23:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1042
url http://hdl.handle.net/10400.15/1042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024948568064