Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Delzina Braz da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1648
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
id RCAP_13cd6e0b26ca19178666ed01756a0171
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DFformaçãoprofuncionáriocapacitaçãoeducação socialqualification“Profuncionário”trainingsocial educationDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaEsta dissertação buscou investigar os impactos gerados na vida pessoal e profissional dos funcionários da carreira assistente, os trabalhadores da educação básica das escolas públicas do Distrito Federal, após a conclusão dos cursos de qualificação técnica do Programa Profuncionario. Esta categoria profissional, embora estejam inseridos diariamente e diretamente nas escolas, não possui reconhecimento como educador, pois suas funções e atribuições são consideradas subalternas diante de uma sociedade preconceituosa e excludente. Essa capacitação pode ser contemplada nos quatro cursos oferecidos na modalidade a distância, sendo eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. Seguindo uma metodologia quantitativa, com uso da técnica de inquérito por questionário, foi possível identificar que, de um modo geral, o programa teve um impacto positivo na vida pessoal e profissional dos cursistas embora permaneça um conjunto de situações mercedoras de particular atenção por parte das instituições promotoras do curso no que respeita à aplicabilidade prática dos conhecimentos.This dissertation sought to investigate the impacts generated in the personal and professional life of the employees of the assistant career, workers at the basic education level of public schools at the Federal District – Brazil after completing the technical qualification courses of the “Profuncionario” Program. This professional category, although inserted daily and directly in schools, does not have recognition as educators, since its functions and attributions are considered subaltern before a prejudiced and excluding society. The “Profuncionário” offered in the distance modality the following subjects: School Feeding, School Infrastructure, School Secretary and Didactic Multimeters. Following a quantitative methodology, using the questionnaire survey technique, it was possible to identify that, in general, the program had a positive impact on the personal and professional lives of the students, although a number of situations deserves a particular attention from the Institutions promoting the qualification with regard to the practical applicability of knowledge.Silva, PerpétuaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Delzina Braz da2016-12-26T20:49:32Z2016-12-062016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1648TID:201460157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:54.218627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
title Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
spellingShingle Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
Silva, Delzina Braz da
formação
profuncionário
capacitação
educação social
qualification
“Profuncionário”
training
social education
title_short Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
title_full Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
title_fullStr Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
title_full_unstemmed Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
title_sort Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
author Silva, Delzina Braz da
author_facet Silva, Delzina Braz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Perpétua
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Delzina Braz da
dc.subject.por.fl_str_mv formação
profuncionário
capacitação
educação social
qualification
“Profuncionário”
training
social education
topic formação
profuncionário
capacitação
educação social
qualification
“Profuncionário”
training
social education
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26T20:49:32Z
2016-12-06
2016-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1648
TID:201460157
url http://hdl.handle.net/10400.15/1648
identifier_str_mv TID:201460157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553159563771904