Caracterização das soluções tecnológicas do E-Banking em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Juliana Paiva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/190
Resumo: As actividades económicas fazem parte do quotidiano desde praticamente sempre. Com a circulação e com a presença de vários tipos de moedas distintas (e.g., moedas romanas, imitações bárbaras, dinares, moedas de prata, moedas reais, escudo, cruzado) nas sociedades e a par de um crescimento do uso da moeda, surgiu a banca. A banca é um sector de grande dimensão que existe há muito tempo, sendo um dos principais contributos económicos para o crescimento de Portugal. Os serviços financeiros são hoje uma actividade extremamente competitiva, exigente e sofisticada, e o mercado português é reflexo absoluto deste contexto sectorial mais abrangente. Neste novo milénio o advento da Internet teve um impacto significativo no serviço bancário que é tradicionalmente oferecido pelas agências bancárias para os clientes. Com a ajuda da Internet, os clientes podem aceder aos seus serviços bancários a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o acesso à Internet esteja disponível. Este novo tipo de serviço denomina-se on-line Banking, Internet Banking ou Electronic Banking (EB). Este novo conceito encontra-se em crescimento explosivo em muitos países, transformando as práticas bancárias tradicionais. Ao oferecer serviços de EB, as instituições financeiras tradicionais pretendem baixar os custos operacionais, melhorar os serviços bancários, reter consumidores e expandir quota de clientes. Este projecto de investigação tem por objectivo principal analisar, avaliar e caracterizar as soluções tecnológicas do EB em Portugal.
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