Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Paulo Jorge da Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/69545
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_13e256e21b69af95bade22d833d1a237
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potenciar a integração sénior em contexto de centro de diaEnhance senior integration in day care contextEnvelhecimento ativoAnimação socioculturalQualidade de vidaIntervenção comunitáriaActive agingSocio-cultural animationQuality of lifeCommunitary interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente projeto de investigação/intervenção designado ”Potenciar a integração sénior em contexto de Centro de Dia”, versa sobre o estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho, realizado na valência de centro de dia da Casa do Areal, em Braga. Devido ao aumento contínuo da população idosa no nosso país, torna-se importante repensar as políticas e infraestruturas que façam dos nossos idosos cidadãos ativos e participativos na sociedade, valorizando as suas experiências adquiridas ao longo da vida e, acima de tudo, melhorar a sua qualidade de vida. A finalidade do projeto de intervenção/ investigação é a promoção do envelhecimento ativo, promovendo o bem-estar e qualidade de vida dos participantes com base nas metodologias inerentes ao paradigma qualitativo, tendo como fio condutor o paradigma de investigação-ação participativa e a animação sociocultural. O relatório apresenta a seguinte estrutura: Introdução; Enquadramento Contextual do Estágio (capítulo I); Enquadramento Teórico da Problemática do Estágio (capitulo II); Enquadramento Metodológico do Estágio (capítulo III); Apresentação e Discussão do Processo de Intervenção/Investigação (capitulo IV). Seguem-se as Considerações finais, a Bibliografia (incluindo webgrafia) os Apêndices e Anexos. No final deste projeto de intervenção, os resultados obtidos pelos principais intervenientes, foram claramente positivos, uma vez que as atividades desenvolvidas permitiram-lhes, momentos de convívio, lazer, reflexão e alegria, proporcionando-lhes maior motivação e uma melhoria da qualidade de vida.This investigation/intervention project entitled “Enhance senior integration in Day Care context” is the result of an internship that was developed in the Master in Education, Adult Education and Community Interventions, by the University of Minho. This assignment was held at the day care center of Casa do Areal in Braga. Due to the continuous increase of the elderly population in our country, it becomes essential rethink in the policies and infrastructures services that can make the elderly population to be more active and involved in the society, valuing the experiences that the elderly acquired throughout their life-long and, above all the things, how can be possible to improve their quality of life. The main objective of this intervention / research project is to promote the activity of the elderly people, fostering the well-being and quality of life of the participants based on methodologies that are inherent to the qualitative paradigms, having as a guiding thread the participatory action-research paradigm and sociocultural animation. The report has the following structure: Introduction; Internship Contextual Framework (Chapter I); Theoretical Framework of the Internship Problematic (Chapter II); Methodological Framework of the Internship (Chapter III); Presentation and Discussion of the Intervention / Investigation Process (Chapter IV). Following are the Final Considerations; Bibliography (includes webgraphy); Appendices and Attachments. At the end of this intervention project, the results obtained by the main stakeholders were clearly positive, since the activities developed allowed them moments of leisure, pleasure, reflection and joy, providing them with greater motivation and an improved quality of life.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoRêgo, Paulo Jorge da Cunha20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/69545por202540898info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:52.383600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
Enhance senior integration in day care context
title Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
spellingShingle Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
Rêgo, Paulo Jorge da Cunha
Envelhecimento ativo
Animação sociocultural
Qualidade de vida
Intervenção comunitária
Active aging
Socio-cultural animation
Quality of life
Communitary intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
title_full Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
title_fullStr Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
title_full_unstemmed Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
title_sort Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia
author Rêgo, Paulo Jorge da Cunha
author_facet Rêgo, Paulo Jorge da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casulo, José Carlos de Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Paulo Jorge da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento ativo
Animação sociocultural
Qualidade de vida
Intervenção comunitária
Active aging
Socio-cultural animation
Quality of life
Communitary intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Envelhecimento ativo
Animação sociocultural
Qualidade de vida
Intervenção comunitária
Active aging
Socio-cultural animation
Quality of life
Communitary intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/69545
url https://hdl.handle.net/1822/69545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202540898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132700948299776