Análise do Caminho Português a Santiago e perceção dos comerciantes dos impactes no município de Barcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Cátia Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/74336
Resumo: Dissertação de mestrado em Geografia, Planeamento e Gestão do Território
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As várias rotas existentes, fazem com que os peregrinos realizem, por diversas motivações, este tipo de itinerário, que não é necessariamente religioso. No caso do Caminho Português, um dos vários territórios por onde passa é o município de Barcelos. Este território foi um cruzamento de várias estradas medievais, mas foi no século XIV, com a construção da Ponte Medieval, que começou a ser um local fundamental de passagem para os peregrinos continuarem até Santiago de Compostela. A presente investigação aborda a relação entre turismo religioso e peregrinação a partir da rota do Caminho Português a Santiago de Compostela, cingindo-se ao município de Barcelos. Concentra-se nos serviços que se encontram ao longo do mesmo e que são proporcionados aos peregrinos, abordando o tipo de paisagem através de uma interpretação cultural das emoções, sentimentos e sensações produzidos ao longo da experiência do Caminho, bem como, os impactes que a rota tem sobre Barcelos, na perspetiva dos comerciantes do município. Até 2019 (antes da pandemia da COVID-19) o Caminho Português de Santiago tinha cada vez mais pessoas a percorre-lo. Por Barcelos, o itinerário é percorrido maioritariamente por áreas rurais apresentando uma paisagem muito tranquila e com uma variação de cores assinalável, passando, pontualmente, em território urbano onde o ruído dos veículos a motor é um fator negativo. O município apesenta boas infraestruturas e equipamentos para receber os peregrinos, mas carece de pontos de abastecimento de água potável, de alguma sinalética e de locais de paragem. A análise dos questionários aos comerciantes permitiu-nos perceber que as atividades mais representadas ao longo do itinerário são as de restauração, mas é o transporte entre etapas que falta desenvolver no município. Os impactes causados pelos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago são percecionados pelos comerciantes como positivos.Tourism and other associated sectors showed, until the end of 2019, a marked growth. From this sector, cultural and natural resources are used in order to contribute to the development of the territories. With regard to religious tourism, a major center of Christian pilgrimage is the Cathedral of Santiago de Compostela. The various existing routes make pilgrims undertake, for various reasons, this type of itinerary, which is not necessarily religious. In the case of the Portuguese Way, one of the several territories it passes through is the municipality of Barcelos. This territory was an intersection of several medieval roads, but it was in the 14th century, with the construction of the Medieval Bridge, that it started to be a fundamental place of passage for pilgrims to continue to Santiago de Compostela. The present investigation addresses the relationship between religious tourism and pilgrimage from the route of the Portuguese Way to Santiago de Compostela, confining itself to the municipality of Barcelos. It focuses on the services that are found throughout the same and that are provided to pilgrims, addressing the type of landscape through a cultural interpretation of the emotions, feelings and sensations produced throughout the experience of the Way, as well as the impacts that the route has over Barcelos, from the perspective of the merchants of the municipality. Until 2019 (before the COVID-19 pandemic) the Portuguese Way of Santiago had more and more people walking it. Through Barcelos, the itinerary is mostly covered by rural areas, presenting a very peaceful landscape and with a noticeable variation of colors, passing, occasionally, in urban territory where the noise of motor vehicles is a negative factor. The municipality has good infrastructure and equipment to receive pilgrims, but it lacks points for drinking water, some signs and stopping places. The analysis of the questionnaires to the merchants allowed us to realize that the activities most represented along the itinerary are those of restoration, but it is transportation between stages that remains to be developed in the municipality. The impacts caused by pilgrims who travel the Camino de Santiago are perceived by the traders as positive.Remoaldo, Paula Cristina AlmeidaUniversidade do MinhoFaria, Cátia Alexandra Pereira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74336por202726134info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:22.077996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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