Gestão da responsabilidade social no processo de aprovisionamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3586 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade |
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Gestão da responsabilidade social no processo de aprovisionamentoDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Gestão da QualidadeFruto da globalização a que assistimos nas últimas décadas, as organizações têm vindo a enfrentar desafios cada vez mais complexos. Neste contexto, a responsabilidade social empresarial assume um papel relevante ao permitir que as empresas possam definir trajetos que impliquem uma crescente mobilização no sentido de gerirem os seus negócios de forma socialmente responsável, resultando essas ações numa sociedade onde a prosperidade e a justiça coexistam. Uma das implicações da responsabilidade social empresarial é o modo como ela procura que todas as partes interessadas se vejam envolvidas no processo. Deste modo, os fornecedores, enquanto elemento sempre presente na cadeia de valores de uma empresa, assumem um papel extremamente relevante. Assim, o presente trabalho centra-se no estudo da gestão da responsabilidade social no processo de aprovisionamento, especificamente na integração de três normas aplicáveis à responsabilidade social – a SA 8000, a ISO 26000 e a NP 4469 – na gestão dos fornecedores. Este estudo consubstanciou-se no desenvolvimento de uma metodologia de implementação das referidas normas a aplicar a um caso de estudo – uma empresa fictícia do setor têxtil. Como principal contribuição deste trabalho, fica demonstrada na prática a viabilidade e relevância da integração dos aspetos de responsabilidade social no processo de aprovisionamento. As a result of the globalization that we have seen in recent decades, organizations have to face increasingly complex challenges. In this context, corporate social responsibility plays an important role by allowing companies to define pathways towards a growing mobilization to manage their businesses in a socially responsible way, aiming for a society where prosperity and justice coexist. One of the implications of corporate social responsibility is the involvement of all the organization’s stakeholders. Thus, suppliers, while a required element of the value chain of a company, are playing an extremely important role. Therefore, the present work focuses on the study of social accountability management in provisioning process, specifically on the integration of three standards applicable to social responsibility – international standards SA 8000, ISO 26000 and the portuguese standard NP 4469 – in the management of suppliers. This study led to the development of a methodology for the implementation of these standards that was applied in a case study – a fictional company in the textile industry. The main contribution of this work is to demonstrate the relevance and practical viability of the integration of social responsibility in the provisioning process.[s.n.]Fonseca, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMendes, Susana Daniela Alves2013-01-22T12:05:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:30.302570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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