Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ângela Sofia Mendonça de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1204
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_1430640703c18dedbd92cdd38ff5be95
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do númeroTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalReflexãoConhecimento matemáticoAprendizagemCollaborative workProfessional developmentReflectionDevelopment mathematics knowledgeDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente estudo emerge a partir da dinâmica de trabalho colaborativo de um grupo de professoras e tem como objectivo primordial perceber o papel da colaboração no desenvolvimento profissional dos professores. A par deste pressuposto, surgem também outras questões relacionadas com o desenvolvimento da capacidade de reflexão, assim como do desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar. O estudo insere-se no quadro da investigação qualitativa, e baseia-se nas relações sociais das três professoras, que leccionam o mesmo ano de escolaridade. Assim, este grupo de trabalho forma um estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir da gravação áudio, nas reuniões informais deste grupo de trabalho, onde as professoras analisavam, discutiam e reflectiam sobre tarefas e pressupostos em torno do desenvolvimento do sentido do número. Para além das gravações áudio, foram realizadas entrevistas individuais a cada uma das professoras, a propósito do seu percurso profissional e da sua participação nesta dinâmica de trabalho. A análise de dados e o olhar sobre os resultados obtidos levam a investigadora a comprovar a ideia de que o trabalho colaborativo entre professores condu-los a desenvolverem-se profissionalmente, na medida em que ampliam novos raciocínios e novas formas de pensar e de agir. Assim, as professoras adquiriram um conhecimento mais aprofundado dos processos de ensino - aprendizagem, ao mesmo tempo que foram questionando e desenvolvendo a sua própria prática, de forma activa e reflexiva. Consequentemente, o desenvolvimento da capacidade reflexiva leva ao desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar, o que beneficia o desenvolvimento pessoal e social de professores e de alunos. Sendo esta dinâmica de trabalho fruto do conhecimento empírico, neste grupo de trabalho, as professoras que participaram no Programa de Formação Contínua em Matemática anuem que passaram a fazer uso das aprendizagens adquiridas nesta formação. Para além de as transporem para o trabalho colaborativo que desenvolveram, também conseguiram partilhá-las com a colega que não havia frequentado a referida formação.Rodrigues, MargaridaRCIPLSousa, Ângela Sofia Mendonça de2012-03-01T10:30:35Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:18.458008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
title Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
spellingShingle Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
Sousa, Ângela Sofia Mendonça de
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Conhecimento matemático
Aprendizagem
Collaborative work
Professional development
Reflection
Development mathematics knowledge
title_short Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
title_full Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
title_fullStr Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
title_full_unstemmed Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
title_sort Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
author Sousa, Ângela Sofia Mendonça de
author_facet Sousa, Ângela Sofia Mendonça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ângela Sofia Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Conhecimento matemático
Aprendizagem
Collaborative work
Professional development
Reflection
Development mathematics knowledge
topic Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Conhecimento matemático
Aprendizagem
Collaborative work
Professional development
Reflection
Development mathematics knowledge
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2012-03-01T10:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1204
url http://hdl.handle.net/10400.21/1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133365487534080