A resposta social e o envelhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5943 |
Resumo: | O envelhecimento da população a nível mundial dá origem a uma nova realidade, aumento do número de pessoas idosas na sociedade. Com a transformação da sociedade a família já não consegue dar resposta às necessidades dos idosos. Assim, a sociedade depara-se com o aparecimento de um novo problema relacionado com a resposta a dar às pessoas idosas e às suas necessidades e expetativas. Ao estudar o processo de envelhecimento, a sociedade verificou a importância de as pessoas idosas estarem inseridos em atividades lúdicas e educativas. Estas atividades têm como objetivo dificultar o aparecimento de alguns fatores normais da velhice. A sociedade criou respostas que devem criar e desenvolver projetos com a finalidade de promover um envelhecimento ativo. O presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou conhecer o processo de envelhecimento e os fatores que o influenciam como a solidão, depressão, capacidade cognitiva e funcionalidade básica e instrumental. As respostas sociais criadas para solucionar o problema do envelhecimento da população, a perceção da qualidade de vida e a importância da aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento. Depois do enquadramento teórico surge o estudo empírico que decorreu em três Instituições, do distrito de Leiria, que apoiam pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo que permitiu perceber a importância da promoção do envelhecimento ativo. Para o estudo selecionou-se uma amostra de 45 idosos aos quais se aplicou um inquérito. Após a realização do inquérito, verificamos que existem fatores que influenciam o envelhecimento, como a solidão, a depressão, que podem ser colmatadas com projetos que tenham por base a aprendizagem ao longo da vida e que envolvam as pessoas idosas em atividades pedagógicas, de lazer e convívio de modo que lhes proporcionem uma perceção de uma boa qualidade de vida. |
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A resposta social e o envelhecimentoum estudo comparativo entre pessoas idosas institucionalizadas, semi institucionalizadas e não institucionalizadas.Mediação InterculturalEnvelhecimento AtivoIntervenção socialDesenvolvimento ComunitárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO envelhecimento da população a nível mundial dá origem a uma nova realidade, aumento do número de pessoas idosas na sociedade. Com a transformação da sociedade a família já não consegue dar resposta às necessidades dos idosos. Assim, a sociedade depara-se com o aparecimento de um novo problema relacionado com a resposta a dar às pessoas idosas e às suas necessidades e expetativas. Ao estudar o processo de envelhecimento, a sociedade verificou a importância de as pessoas idosas estarem inseridos em atividades lúdicas e educativas. Estas atividades têm como objetivo dificultar o aparecimento de alguns fatores normais da velhice. A sociedade criou respostas que devem criar e desenvolver projetos com a finalidade de promover um envelhecimento ativo. O presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou conhecer o processo de envelhecimento e os fatores que o influenciam como a solidão, depressão, capacidade cognitiva e funcionalidade básica e instrumental. As respostas sociais criadas para solucionar o problema do envelhecimento da população, a perceção da qualidade de vida e a importância da aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento. Depois do enquadramento teórico surge o estudo empírico que decorreu em três Instituições, do distrito de Leiria, que apoiam pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo que permitiu perceber a importância da promoção do envelhecimento ativo. Para o estudo selecionou-se uma amostra de 45 idosos aos quais se aplicou um inquérito. Após a realização do inquérito, verificamos que existem fatores que influenciam o envelhecimento, como a solidão, a depressão, que podem ser colmatadas com projetos que tenham por base a aprendizagem ao longo da vida e que envolvam as pessoas idosas em atividades pedagógicas, de lazer e convívio de modo que lhes proporcionem uma perceção de uma boa qualidade de vida.Santos, Maria João Sousa Pinto dosIC-OnlineCamacho, Liliana Maria Teixeira2021-07-27T14:19:19Z2021-04-092021-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5943TID:202747450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:19:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:19:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O envelhecimento da população a nível mundial dá origem a uma nova realidade, aumento do número de pessoas idosas na sociedade. Com a transformação da sociedade a família já não consegue dar resposta às necessidades dos idosos. Assim, a sociedade depara-se com o aparecimento de um novo problema relacionado com a resposta a dar às pessoas idosas e às suas necessidades e expetativas. Ao estudar o processo de envelhecimento, a sociedade verificou a importância de as pessoas idosas estarem inseridos em atividades lúdicas e educativas. Estas atividades têm como objetivo dificultar o aparecimento de alguns fatores normais da velhice. A sociedade criou respostas que devem criar e desenvolver projetos com a finalidade de promover um envelhecimento ativo. O presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou conhecer o processo de envelhecimento e os fatores que o influenciam como a solidão, depressão, capacidade cognitiva e funcionalidade básica e instrumental. As respostas sociais criadas para solucionar o problema do envelhecimento da população, a perceção da qualidade de vida e a importância da aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento. Depois do enquadramento teórico surge o estudo empírico que decorreu em três Instituições, do distrito de Leiria, que apoiam pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo que permitiu perceber a importância da promoção do envelhecimento ativo. Para o estudo selecionou-se uma amostra de 45 idosos aos quais se aplicou um inquérito. Após a realização do inquérito, verificamos que existem fatores que influenciam o envelhecimento, como a solidão, a depressão, que podem ser colmatadas com projetos que tenham por base a aprendizagem ao longo da vida e que envolvam as pessoas idosas em atividades pedagógicas, de lazer e convívio de modo que lhes proporcionem uma perceção de uma boa qualidade de vida. |
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