Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266 |
Resumo: | Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca. |
id |
RCAP_143323b3acc44c34b8caaa1ae1c1b930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1266 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de MértolaSocial media marketingRetorno da influênciaBiblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal)Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266/pdf_26Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Maria ArmandaMedeiros, Filipa2023-01-16T13:58:11Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:00.428665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
title |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
spellingShingle |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola Salgado, Maria Armanda Social media marketing Retorno da influência Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal) |
title_short |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
title_full |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
title_fullStr |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
title_full_unstemmed |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
title_sort |
Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola |
author |
Salgado, Maria Armanda |
author_facet |
Salgado, Maria Armanda Medeiros, Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Filipa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Maria Armanda Medeiros, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social media marketing Retorno da influência Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal) |
topic |
Social media marketing Retorno da influência Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal) |
description |
Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266/pdf_26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130854412255232 |