Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Maria Armanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Medeiros, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1266
Resumo: Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca.
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