Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1331 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
id |
RCAP_1442699979d0f740d52cd5158ac1185f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitárioEcrãs públicosComputação ubíquaNFCComputação sensível ao contextoSistemas de difusão de publicidadeDissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.Hoje em dia, os anunciantes e editores de conteúdo estão constantemente à procura das melhores estratégias de publicidade para promover seus produtos e serviços. O seu objetivo é capturar a atenção do público-alvo potencialmente interessado nos seus produtos e serviços, apresentando-os da forma mais adequada e pouco maçadora. Nesta tese é proposto um sistema que utiliza tecnologias de computação ubíqua para fins publicitários. Este sistema usa informação de contexto e informação das interações individuais das pessoas que frequentam um espaço público para entregar anúncios nos dispositivos pessoais e melhorar a seleção do conteúdo em ecrãs públicos, de acordo com os interesses das pessoas que frequentam esse espaço. Com base nas interações pessoais o sistema cria um modelo social, em tempo real, que combina informações sobre as categorias e os anúncios acedidos pelos utilizadores individualmente e informação de contexto. Este modelo, combinado com a caracterização dos anúncios definida pelos anunciantes e com um modelo de negócio, suporta a seleção do anúncio a ser apresentado a cada momento. Com base nestes princípios, foi desenvolvido e avaliado um sistema de publicidade. Os resultados iniciais indicam que esta pode ser uma abordagem interessante para melhorar a utilidade de sistemas de publicidade difundida tanto para os utilizadores individualmente como para as pessoas em espaços públicos.IPCB.ESTCBRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, Patrick Pires dos2012-07-03T16:17:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1331porSANTOS, Patrick Pires dos (2012) - Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Tecnologia. XVII, 67 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:48.229941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
title |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
spellingShingle |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário Santos, Patrick Pires dos Ecrãs públicos Computação ubíqua NFC Computação sensível ao contexto Sistemas de difusão de publicidade |
title_short |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
title_full |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
title_fullStr |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
title_full_unstemmed |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
title_sort |
Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário |
author |
Santos, Patrick Pires dos |
author_facet |
Santos, Patrick Pires dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patrick Pires dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecrãs públicos Computação ubíqua NFC Computação sensível ao contexto Sistemas de difusão de publicidade |
topic |
Ecrãs públicos Computação ubíqua NFC Computação sensível ao contexto Sistemas de difusão de publicidade |
description |
Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-03T16:17:06Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SANTOS, Patrick Pires dos (2012) - Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Tecnologia. XVII, 67 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB.ESTCB |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB.ESTCB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785795538944 |