Aprender a escrever com a Educação para o Desenvolvimento: uma análise ao manual escolar de Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2117 |
Resumo: | O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em três partes. Descreve as experiências pedagógicas realizadas nos dois ciclos, na primeira e terceira parte, e apresenta com maior detalhe, na segunda parte, o estudo de investigação realizado na disciplina de Português com uma turma de 6.º ano. O estudo foca-se na análise das atividades de escrita propostas no manual escolar de Português e no cruzamento das mesmas com as temáticas da Educação para o Desenvolvimento. O objetivo geral que se formulou foi perceber de que forma as propostas didáticas de escrita do manual escolar integram a Educação para o Desenvolvimento. Tendo em conta este objetivo e a ação pedagógica no desenvolvimento de competências de escrita, definiram-se as seguintes questões de orientação do trabalho de investigação: (1) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o conteúdo da escrita?; (2) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o processo de escrita?; (3) De que modo as propostas de escrita motivam para escrever sobre ED?. Adotou-se uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo e descritivo. A recolha de dados foi realizada através de análise documental do manual escolar de Português do 6º ano. Identificaram-se e analisaram-se 37 propostas de escrita presentes no manual e caderno de atividades. Constatou-se que as temáticas de Educação para o desenvolvimento são pouco valorizadas enquanto tópicos a desenvolver nas atividades de escrita. Nem sempre a perspetiva processual da escrita é explicitada e dá-se pouco relevância à ação sobre a motivação e os contextos sociais de escrita dos alunos. Dada a importância do manual escolar, deseja-se maior investimento temático nas propostas para o desenvolvimento de competências de escrita nos estudantes, assim como na orientação ao processo e aos objetivos comunicativos em que a escrita ocorre. |
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O objetivo geral que se formulou foi perceber de que forma as propostas didáticas de escrita do manual escolar integram a Educação para o Desenvolvimento. Tendo em conta este objetivo e a ação pedagógica no desenvolvimento de competências de escrita, definiram-se as seguintes questões de orientação do trabalho de investigação: (1) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o conteúdo da escrita?; (2) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o processo de escrita?; (3) De que modo as propostas de escrita motivam para escrever sobre ED?. Adotou-se uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo e descritivo. A recolha de dados foi realizada através de análise documental do manual escolar de Português do 6º ano. Identificaram-se e analisaram-se 37 propostas de escrita presentes no manual e caderno de atividades. Constatou-se que as temáticas de Educação para o desenvolvimento são pouco valorizadas enquanto tópicos a desenvolver nas atividades de escrita. Nem sempre a perspetiva processual da escrita é explicitada e dá-se pouco relevância à ação sobre a motivação e os contextos sociais de escrita dos alunos. Dada a importância do manual escolar, deseja-se maior investimento temático nas propostas para o desenvolvimento de competências de escrita nos estudantes, assim como na orientação ao processo e aos objetivos comunicativos em que a escrita ocorre.The present report emerges on the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP) of the master’s degree of the 1st cycle of basic education and Portuguese and History and Geography of Portugal of the 2nd cycle of the basic education. It is found divided into 3 parts. It describes pedagogical activities realized on both cycles, in the first and third parts, and presents more prominently, in the second part, the investigation study realized in the class of Portuguese with the 6th grade class. The study focuses on the analysis of the writing activities proposed on the Portuguese school textbook and the intersection of them with the themes of Education for the Development. The general objective that was formulated is to understand how didactic writing proposals integrate Education for the Development. Taking into account this objective and the pedagogical action on the development of writing skills, the following questions for orientation of the research work were defined: (1) In which way do writing proposals in ED have underlying action on the content of writing?; (2) In wich way do writing proposals in ED have underlying action on the writing process?; (3) How do writing proposals motivate to write about ED?. A qualitative methodology was adopted, having an interpretative and discriptive method. The data collection was done through document analysis of the Portuguese textbook of the 6th grade. The data collection was carried out through the document analysis of the 6th grade Portuguese school textbook. 37 written proposals of the manual and activity book were identified and analyzed. It was verified that the topics of Education for the Development are undervalued as topics to be developed in writing activities. The procedural perspective of the writing isn’t always explicit and the given little relevance to the action on the motivation and the social contexts of writing of the students. Given the importance of the textbook, greater thematic investment is wanted in the proposals for the development of writing skills in students, as well as in the orientation to the process and communicative goals in wich writing takes place.2019-01-17T15:05:55Z2018-12-20T00:00:00Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2117TID:202150542porSilva, Carla Isabel Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:09.417267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em três partes. Descreve as experiências pedagógicas realizadas nos dois ciclos, na primeira e terceira parte, e apresenta com maior detalhe, na segunda parte, o estudo de investigação realizado na disciplina de Português com uma turma de 6.º ano. O estudo foca-se na análise das atividades de escrita propostas no manual escolar de Português e no cruzamento das mesmas com as temáticas da Educação para o Desenvolvimento. O objetivo geral que se formulou foi perceber de que forma as propostas didáticas de escrita do manual escolar integram a Educação para o Desenvolvimento. Tendo em conta este objetivo e a ação pedagógica no desenvolvimento de competências de escrita, definiram-se as seguintes questões de orientação do trabalho de investigação: (1) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o conteúdo da escrita?; (2) De que modo as propostas de escrita em ED têm subjacente a ação sobre o processo de escrita?; (3) De que modo as propostas de escrita motivam para escrever sobre ED?. Adotou-se uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo e descritivo. A recolha de dados foi realizada através de análise documental do manual escolar de Português do 6º ano. Identificaram-se e analisaram-se 37 propostas de escrita presentes no manual e caderno de atividades. Constatou-se que as temáticas de Educação para o desenvolvimento são pouco valorizadas enquanto tópicos a desenvolver nas atividades de escrita. Nem sempre a perspetiva processual da escrita é explicitada e dá-se pouco relevância à ação sobre a motivação e os contextos sociais de escrita dos alunos. Dada a importância do manual escolar, deseja-se maior investimento temático nas propostas para o desenvolvimento de competências de escrita nos estudantes, assim como na orientação ao processo e aos objetivos comunicativos em que a escrita ocorre. |
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